Na manhã de hoje (7 de julho), a Santa Sé anunciou os nomes dos participantes que estarão presentes na 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá no Vaticano entre 4 e 29 de outubro deste ano, com uma segunda sessão em outubro de 2024.
Sob o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Sínodo sobre a Sinodalidade teve início em outubro de 2021, com um processo inovador de escuta e reflexão descentralizada em todas as dioceses, seguido por encontros continentais. Essa jornada culminará na assembleia geral, durante as sessões de 2023 e 2024.
Entre os selecionados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para participarem deste importante evento está Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano. Além dele, destacam-se também a presença do Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, OFM (Arcebispo de Manaus), Dom Geraldo Lyrio Rocha (Arcebispo Emérito de Mariana – MG), Dom Joel Portella Amado (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros (Bispo de Camaçari – BA) e o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA), que foi convocado como membro do Conselho Ordinário do Sínodo.
Outros brasileiros também terão participação no Sínodo, atuando como especialistas e facilitadores durante as discussões. Entre eles estão os Padres Adelson Araújo dos Santos, SI, Agenor Brighenti e Miguel Martin, SI.
Como parte do processo sinodal, foram convidadas as senhoras María Cristina dos Anjos Conceição, da Cáritas Brasileira, e Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, para compartilharem suas perspectivas e experiências.
No total, dezesseis latino-americanos não-bispos estarão presentes na primeira sessão da Assembleia do Sínodo da Sinodalidade como membros, facilitadores e integrantes da Equipe de Comunicação, contribuindo para a construção de uma Igreja mais participativa e missionária.