Diocese de Santo André

Fala no lançamento do livro “Diocese de Santo André: história de acolhida e missão”

FALA NO LANÇAMENTO DO LIVRO “Diocese de Santo André: história de acolhida e missão”

Auditório do Edifício Santo André – 22/07/2023

Minha saudação a todos os presentes e a quem nos acompanha pelas redes sociais, sejam bem-vindos! Nossa gratidão pela presença que nos alegra.

Neste momento, abrimos esta sessão do lançamento do Livro comemorativo do jubileu de 70 anos da Diocese, rumo ao qual iniciamos hoje uma bonita caminhada que é de todos.

A Igreja Católica, como qualquer realidade histórica, só pode ser apreendida a partir dos diversos contextos históricos onde ela se insere. Daí o valor de fazermos memória, também através de um livro. A memória é a janela aberta por onde a alma vê todo o passado. Preservar a memória dos acontecimentos é abrir esta janela para os que virão depois de nós. A memória prolonga no presente os acontecimentos do passado. A memória é ainda a capacidade de um organismo vivo, de conservar traços de sua existência passada e utilizá-los para se relacionar com os eventos futuros.
O objetivo deste livro, quando surgiu a ideia de escrevê-lo é justamente a preservação da memória de nossa Igreja Diocesana.

Nesta empreitada a gratidão vai para todos os que colaboraram, pesquisando, escrevendo e partilhando. Confesso que o livro ficou muito bom, muito melhor do que eu mesmo esperava. Não duvidando do engenho dos escritores, mas pelas múltiplas dificuldades que passamos inclusive a Covid-19.

O livro forma uma obra densa, com informações que se complementam, mas colocadas de forma leve e agradável de se ler, apesar de os autores terem seguido as regras da ciência de se narrar a história.

Parabéns a todos os coautores aos quais agradeço em nome de nossa Igreja Particular. Um livro de história que ficará na história. Parabéns!

Peço agora permissão para um agradecimento especial à Irmã Wilma Carvalho, que se dedicou com esmero para que este volume fosse escrito. A ela desejo entregar um mimo e ao mesmo tempo passar a palavra para prosseguirmos.

Muito obrigado.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas