Celebração Eucarística homenageia Diáconos Permanentes em dia de São Lourenço

No dia 10 de agosto, quinta-feira, a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, localizada em Diadema, aconteceu a Santa Missa pelos diáconos permanentes da Diocese de Santo André, dia em que a igreja celebrou o mártir e diácono São Lourenço.

A Celebração Eucarística  foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, o bispo diocesano, e concelebrada pelo Padre Wallace Tomazini, da Paróquia São Geraldo Magella, pertencente à Região Pastoral Santo André Leste, e estiverem presentes também familiares dos diáconos e fiéis da comunidade.

Em sua homilia, Dom Pedro rendeu graças pela celebração:

“Estamos reunidos aqui, com a ‘Família Diaconal’ de nossa Diocese, para render graças a Deus pelo mártir que celebramos hoje, São Lourenço, e pelos diáconos de nossa Igreja Particular de Santo André. Os que a serviram no passado e que estão junto a Deus. E aqueles que estão hoje dando continuidade a este ministério.” (leia a homilia completa clicando aqui)

O bispo enfatizou a relação entre São Lourenço e Palavra de Deus:

“São Lourenço realizou em sua vida a Palavra de Deus que aqui foi proclamada: ‘… quem semeia com largueza colherá também com largueza’, escreve São Paulo na carta aos Coríntios (2Cor 9, 6). Ele não somente distribuiu aos pobres o necessário para a sobrevivência, ele mesmo São Lourenço se doou no serviço a eles, por isso Deus aumentou os frutos de sua justiça, ou seja, de sua santidade.”

A conexão entre o martírio de São Lourenço e a jornada de fé foi ilustrada pelo trecho do Evangelho: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continuará somente um grão de trigo, mas se morre, então produz muitos frutos” (Jo12,24).”

Dom Pedro expressou gratidão aos diáconos permanentes por seu serviço na diocese, ressaltando seu papel como “ícones viventes de Cristo Servo em sua Igreja”, reconheceu o histórico de diáconos na Diocese de Santo André, desde a década de setenta, destacando sua contribuição vital em locais onde a presença de padres era escassa. O bispo também estendeu sua gratidão às famílias dos diáconos, que desempenham um papel fundamental em sustentar o ministério.

Ao final da celebração, o Diácono Permanente Celso Sais expressou sua gratidão pelo apoio do bispo e colegas diáconos, além de destacar a importância da oração das famílias. Ele enfatizou que a oração é o sustento que mantém os diáconos perseverantes em seu serviço à Igreja.

Dom Pedro fez uma prece pela recuperação do Padre Roberto Marangon, pároco da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, e os fiéis rezaram uma Ave-Maria, expressando votos de recuperação para o pároco.

Nesse dia especial, a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha reafirmou a importância dos diáconos permanentes em sua missão, ao mesmo tempo que honrou o legado de São Lourenço, cujo exemplo inspira e motiva os fiéis a seguirem o caminho do serviço e da dedicação à fé.