Tríduo Bíblico Catequético fortalece a fé e dedicação dos Catequistas na Diocese de Santo André

No final de semana dedicado à celebração da vocação laical pela Igreja no Brasil, um evento marcante reuniu os catequistas da Diocese de Santo André. A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, coordenada pelo Padre Eduardo Calandro,promoveu o Tríduo Bíblico Catequético, momento especial que teve seu início na noite de sexta-feira, 25 de agosto, com o Rosário pelas Vocações na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Na casa mãe da diocese, as luzes foram apagadas e os fiéis presentes seguravam firmemente o terço de um lado e uma vela acesa do outro. À medida que os mistérios eram meditados, cada vela era acesa, preenchendo o espaço sagrado com uma luz suave e simbólica.

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, compartilhou um momento de reflexão:

“Queridos irmãos e irmãs, gostaria de aproveitar esta ocasião especial para compartilhar algumas palavras com vocês, como bispo desta Igreja. É uma alegria imensa poder contar com cada um de vocês no essencial trabalho de evangelização e catequese.”

Trouxe  uma  parábola que tinha encontrado em seus primeiros dias como bispo, uma narrativa do renomado escritor russo Leon Tolstoi. A história dos três ermitões foi compartilhada para ilustrar a importância da simplicidade e da compreensão espiritual. Dom Pedro enfatizou como essa narrativa influenciou suas perspectivas, ressaltando que o Espírito Santo já estava presente na diocese, guiando sua história de fé e direcionando corações:

“Essa história me ajudou muito, pois percebi que, mesmo antes de minha chegada, o Espírito Santo já estava presente nesta diocese, eu não  ia começar do zero, isso me animou profundamente.”

Relembrando a história dos três ermitões, o bispo salientou a preeminência do Espírito Santo na jornada dos catequizandos. Ele reforçou que, mesmo antes do início da catequese, o Espírito Santo já instruía e preparava os corações daqueles que seriam evangelizados. Esse entendimento, segundo ele, deve ser uma fonte de encorajamento para os catequistas, que não devem desanimar, pois o Espírito Santo os guia e ilumina nesse nobre esforço de compartilhar a fé.

“O fogo do Espírito Santo ilumina, purifica e aquece. Ele faz nascer sementes boas nos corações dos catequizandos, sementes que podem se desenvolver e frutificar ao longo da vida. O catequista é um semeador do Espírito Santo, transmitindo sementes de fé e esperança.”

Com as palavras do bispo, Padre Eduardo Calandro também se dirigiu aos catequistas presentes: “Dom Pedro deixou uma mensagem muito bonita para nós, e nós temos que levar agora, renovando o nosso compromisso de catequistas. Essa é a nossa missão. E nós padres agradecemos muito, porque o futuro da Igreja está nas mãos dos catequistas.”

O presbítero continuou:

“Nós somos padres hoje porque um dia tivemos uma catequista, um catequista. Esse, esse tríduo que nós estamos celebrando, começando hoje, amanhã, na região pastoral, domingo, na paróquia onde a gente renova o nosso compromisso é também um momento de gratidão. Obrigado pelo sim, pela dedicação.”

O segundo dia do Tríduo foi celebrado nas várias regiões pastorais, reforçando a conexão entre os fiéis e aprofundando sua compreensão do papel do Espírito Santo. No terceiro e último dia, os catequistas receberam bênçãos especiais em suas paróquias, um momento que ressoou com gratidão e renovação de propósito.

Este Tríduo Bíblico Catequético não apenas fortaleceu a fé e o compromisso dos catequistas, mas também trouxe uma nova compreensão da presença contínua do Espírito Santo em sua jornada de evangelização.