O Senhor Jesus chamou quem Ele quis (cf. Mc 3,13). Todos os cristãos, pelo batismo, são chamados ao seguimento de Jesus, à vida de santidade. Este é o melhor louvor que se dá a Deus: ser testemunha de seu amor. Vocação quer dizer escolha e chamado. Escolha para estar com Jesus. Chamado para ser missionário do Reino neste mundo, no momento da História que você está vivendo, com suas alegrias, esperanças, angústias e dores.
Neste mês de agosto, porém, de maneira especial, nossa Igreja quer rezar pelas vocações sacerdotais, neste Ano Vocacional Nacional. Os presbíteros, sacerdotes que são unidos ao sacerdócio de Jesus Cristo, o Sumo e único Sacerdote, são, para o Povo de Deus, os “homens de Deus”. Escolhidos para estar com Jesus e assim poderem anunciá-lo ao mundo, sendo profetas, sacerdotes e pastores. Quem de nós não tem um padre para agradecer na nossa caminhada cristã? Sempre Deus coloca no caminho daqueles que desejam seguir seu Filho, mais intensamente, um sacerdote, seu ministro, para indicar o caminho, para amparar, esclarecer, confortar e, sobretudo, acolher.
Aos leitores de nosso querido “Boa Notícia”, proponho hoje esta reflexão sobre o ministério sacerdotal. Reflexão em forma de poesia de um autor desconhecido, mas que muito e justamente enaltece a figura do padre:
Ser Padre
Ser Padre é uma aventura gostosa; Vive entre espinhos e rosas
Sem nunca reclamar
Sua missão é viver contente; Aos males é resistente
Pronto a nos ajudar! Padre é aquele que perdoa; Que partilha os sacramentos
Que anuncia a Boa Nova!
Que da massa é o fermento e denuncia as injustiças
Homem cheio de talentos
Ser padre é partilhar o Pão que é Jesus
Alimenta com a Palavra!
Mostrando uma Luz que é o amor sempre presente
E que vai além da cruz!
Padre não cai do céu, também não nasce de um ovo
Surge de muitas orações!
Nasce do meio do povo, vem de nossas famílias
Em Jesus é um homem novo
Padre é pessoa de Deus, porta voz de Jesus Cristo
Luta pelos seus
Mesmo sem nunca ser visto, homem de grande valor
Parabéns por tudo isto!
Parabéns aos queridos padres
de nosso Presbitério!