A vocação matrimonial reconhece o valor e a dignidade do casamento como um sacramento e um caminho para a santidade. Enxergar o matrimônio como graça e missão – eixos fundamentais do 3º Ano Vocacional do Brasil – significa entender que, além de ser uma bênção de Deus, é uma responsabilidade de testemunhar a união entre Cristo e a Igreja. Isso implica em viver a vida conjugal de forma a honrar a Deus e a propagar seu amor e sua mensagem através do exemplo do amor e do comprometimento da união do casal. Este deve buscar constantemente crescer juntos nos valores cristãos, praticar a humildade, o perdão, a compaixão, a generosidade e buscar sempre a vontade de Deus em suas vidas. “A Família é um celeiro de vocações[…] fonte inestimável de amor e santidade” (São João Paulo II).
Essa frase expressa a importância da família na formação das vocações e no desenvolvimento humano. A família é vista como um ambiente propício para a descoberta e o desenvolvimento das habilidades e das inclinações das pessoas, bem como para o cultivo do amor e da santidade. É na família que se aprende a conviver com as diferenças, a valorizar a solidariedade e a cooperação, e a vivenciar os valores cristãos. Assim, a família é considerada uma fonte inestimável de bênçãos para a vida das pessoas e da sociedade como um todo. Mesmo com as dificuldades que a família atualmente possa passar, não podemos esquecer que Deus confia na missão dada a seus filhos de formar a comunidade doméstica, através dessa vocação. Os momentos de alegria e da presença da graça de Deus superam tudo aquilo que possa nos impedir de ver a beleza do amor entre homem e mulher, manifestação do amor de Deus para com todos os seus filhos. Iluminados pela Palavra de Deus, queremos rezar para que o Senhor continue enviando santas vocações para a vida matrimonial, berço de uma sociedade mais próxima de Deus e dos irmãos!
Quer saber mais sobre vocação e ser ajudado em seu processo de discernimento vocacional? Procure nosso SAV Diocesano através do whatsapp do Centro de Pastoral: 11 99981-1233.
* Artigo por Gislaine e Claudinei Laureano (SAV Região São Bernardo Anchieta)