Padre David celebra 65 anos de ordenação, com generosidade e compaixão

Na Memória de São João Maria Vianney (4 de agosto), patrono dos padres, Padre David Vantrobra celebrou emocionantes 65 anos de vida presbiteral, que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Barcelona, comunidade onde exerce sua emeritude.

A cerimônia da Santa Missa foi conduzida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo pároco Padre Luis Francisco e demais padres da Diocese de Santo André.

Nessa ocasião especial, também foi prestada uma homenagem ao Padre Geraldo Voltolini, que serviu como pároco da comunidade por 40 anos e celebrou seus 60 anos de sacerdócio no dia 30 de março deste ano.

A igreja estava repleta de fiéis, amigos do Padre David em sua jornada, familiares dos sacerdotes homenageados e seminaristas. A procissão de entrada foi recebida com aplausos e lágrimas de emoção e gratidão pela dedicação do Padre David a Deus e à comunidade.

Em sua fala, Dom Pedro expressou a alegria de celebrar o dia dedicado aos padres e destacou a importância do ministério sacerdotal exercido com esforço, zelo e trabalho nas comunidades da Diocese.

Na homilia, o bispo ressaltou a Palavra de Deus, que é uma das missões mais importantes dos sacerdotes. Ele mencionou o Evangelho do dia, em que Jesus enfrentou a rejeição em sua própria terra, comparando-a às dificuldades que os padres também enfrentam em sua humanidade.

Dom Pedro enfatizou que o sacerdócio é um tesouro divino carregado em vasos de barro, referindo-se ao papel do padre como um escolhido e ungido para agir em nome de Jesus Cristo. Ele reconheceu que os sacerdotes enfrentam críticas e rejeição por suas fraquezas humanas, mas devem lembrar que carregam a missão de serem o amor do coração de Jesus para o mundo:

“O sacerdote também prova a rejeição que Jesus provou na Sinagoga de Nazaré. Não se aceita que o padre seja humano, ele tem que ser só divino. Mas Jesus, que era divino, se fez homem, assumiu todas as nossas fraquezas, menos o pecado. Mas o padre, que não é divino e é só humano, ele é habitado pelo divino. Os padres são homens escolhidos por Jesus para estar com Ele e serem enviados em missão. Ser sacerdote é uma graça, é ser para o mundo o amor do coração de Jesus. Então nós celebramos nesta alegria da fé na fé.”

O bispo elogiou os anos de perseverança no ministério dos Padres David e Geraldo, ressaltando que essa homenagem é um louvor a Deus, reconhecendo que a vocação sacerdotal é um mistério divino. Para agradecer os anos de dedicação, a comunidade presenteou o Padre David com uma linda estola e o Padre Geraldo com uma placa comemorativa, sendo ambos agraciados com calorosas palmas.

Padre David, que é o presbítero com mais tempo ordenado que atua em paróquia, falou da alegria de continuar servindo em seu ministério:

“Sou agraciado por Deus por continuar celebrando a Eucaristia, mesmo com minhas dificuldades, uma delas a visão, sou grato por todas as pessoas que me ajudaram e me ajudam a me manter firme no meu sacerdócio.”

Ressaltando a importância de celebrar o dia do padre com toda a diocese, Padre Geraldo falou sobre a alegria de estar presente:

“Agradeço a recordação, celebrar esse dia com a comunidade em que estive por tantos anos, enche meu coração de alegria, é uma dádiva de Deus, me alegrei em estar com David nesse momento dos seus 65 anos, a homiia de Dom Pedro foi revogirante, estou muito feliz.”

Essa celebração marcou um momento de reflexão e gratidão pela vida e serviço desses sacerdotes que seguiram a trajetória inspirada por São João Maria Vianney e dedicaram suas vidas ao serviço de Deus e ao bem da comunidade.