Carlo Acutis: O Influencer de Deus que cativa o Brasil

Carlo Acutis conquistou um lugar especial nos corações dos católicos brasileiros, e a ansiedade cresce à medida que se aproxima a estreia do documentário “O Céu Não Pode Esperar”, marcado para 19 de outubro nos cinemas.

Talvez Carlo Acutis tenha dito “Não eu, mas Deus” ao perceber o crescente número de seguidores que seu nome atrai diariamente. No Brasil, grupos dedicados ao beato proliferam nas redes sociais, com mais de 5 mil publicações identificadas pela tag #carloacutisbrasil no Instagram. Recentemente, uma influenciadora no TikTok compartilhou sua história, alcançando mais de 5 milhões de visualizações em poucos dias.

Além dos números impressionantes, isso reflete um genuíno interesse em conhecer mais sobre esse “influencer de Deus” que conquistou o coração dos brasileiros. E isso não é mera coincidência. “Tudo começou no Brasil”, declara Padre Fábio Vieira, autor do livro ‘Foi Carlo’ e parceiro da distribuidora Kolbe Arte na promoção do documentário.

Padre Fábio teve a oportunidade de conviver com a família de Carlo Acutis na Itália e testemunhou o aumento da popularidade do jovem, especialmente entre os brasileiros. Ele afirma: “A devoção de Carlo Acutis começou no Brasil e se espalhou pelo mundo”.

“Recebíamos correspondência do mundo inteiro quando eu estava lá. O brasileiro, por sua natureza afetuosa e propensão a compartilhar seus sentimentos, enviava muitas cartas e e-mails”, lembra o religioso.

Os eventos históricos reforçam essa conexão especial. Carlo faleceu em 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e sua memória é celebrada nesse dia. Além disso, o milagre que levou à sua beatificação aconteceu no Brasil, quando o jovem Matheus, de Campo Grande (MS), foi curado de uma doença congênita no pâncreas após seu avô tocar as vestes de Carlo Acutis expostas em uma paróquia local.

“O Céu Não Pode Esperar” – O Documentário Imperdível

Com tantos motivos para celebrar Carlo Acutis, o Brasil não poderia ficar de fora da exibição do primeiro documentário sobre sua vida, “O Céu Não Pode Esperar”.

O filme apresenta detalhes da vida do adolescente, narrados por sua própria mãe, Dona Antônia, que relembra momentos comoventes, alegres e inspiradores de seu filho. Mesmo diante da dor e do sofrimento, Carlo nunca perdeu sua fé, mantendo-a com entusiasmo e esperança.

Acutis, que faleceu aos 15 anos em 2006 devido a uma leucemia fulminante, deixou um legado de alegria, espiritualidade e um exemplo de como ser um cristão em nossa era. Conhecido como ‘Influencer de Deus’, ele também era apaixonado por ciência da computação e tecnologia, mas, acima de tudo, era profundamente devoto de Deus e da Eucaristia. Ele é o autor de um site que reúne centenas de testemunhos e experiências sobre milagres eucarísticos em todo o mundo.

Dirigido por José María Zavala, com a produção dos irmãos Borja e Inés Zavala, o documentário apresenta depoimentos impressionantes de pessoas que o conheceram e outras que sentiram sua presença por meio de sua intercessão.

Sinopse

Em 2 de outubro de 2006, o jovem britânico-italiano Carlo Acutis faleceu devido a uma leucemia repentina, aos 15 anos de idade. Desde então, sua vida se espalhou entre os jovens, sendo um tópico de tendência no Google e nas redes sociais. Sabendo que estava prestes a morrer, Carlo ofereceu seu sofrimento pela salvação de muitos. Sua intercessão foi decisiva para a vida do brasileiro Matheus, que foi curado de uma malformação congênita do pâncreas. Em 2020, a Igreja Católica o beatificou, e seu poder intercessor continua ativo, com centenas de graças atribuídas à sua mediação.

“O Céu Não Pode Esperar” reconstrói a breve vida de Carlo Acutis com sensibilidade e realismo para o cinema. Reunindo depoimentos de pessoas de todas as idades e de corações tocados por sua história, o documentário mostra como o exemplo do beato é transformador. Além disso, é cativante e encantador ver momentos de sua vida interpretados por um ator que se assemelha impressionantemente ao protagonista.

A Kolbe Arte, responsável por trazer ao Brasil o documentário ‘O Céu Não Pode Esperar’, sobre o jovem Carlo Acutis, anunciou, nesta terça-feira (12), que o longa entrará em cartaz a partir do dia 19 de outubro, com exibições exclusivas nos dias 21, 23 e 24.

A escolha da data foi estrategicamente pensada para celebrar a memória do beato, já que 12 de outubro é considerado seu dia de festa. Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, deixando de sua breve vida um legado de fé, espiritualidade e exemplo de como ser cristão em nossos tempos.

Conhecido como ‘Influencer de Deus’, Carlo Acutis era atraído pelos estudos da ciência da computação e tecnologia. Mas, sobretudo, era profundamente apaixonado por Deus e pela Eucaristia. É de sua autoria o site que reúne centenas de testemunhos e experiências sobre milagres eucarísticos ao redor do mundo.

‘O Céu Não Pode Esperar’ traz detalhes da vida do adolescente, narrados por sua própria mãe. Dona Antônia relembra momentos comoventes, alegres e encorajadores de seu filho, que mesmo diante da dor e sofrimento jamais desanimou de viver a fé com entusiasmo e esperança.

Dirigido por José María Zavala, com a produção dos irmãos Borja e Inés Zavala, o documentário conta com depoimentos impressionantes de pessoas que conheceram e outras que, mesmo não convivendo fisicamente com Carlo, sentiram sua presença através de sua intercessão.