Ano vocacional: ciclos de diálogos sobre “vocação e comunicação” acontecem nos meses de setembro, outubro e novembro

Para contribuir com a vivência do terceiro Ano Vocacional do Brasil, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto à Comissão de Comunicação do Ano Vocacional promove um ciclo de diálogos sobre “Vocação e Comunicação” nos meses de setembro, outubro e novembro.

Os encontros serão online, por meio de videoconferência na plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelos canais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e pela página da Confederação Latinoamericana dos Religiosos (CLAR). Para participar da sala do Zoom é necessária a inscrição prévia, com vagas limitadas.

Para a coordenadora da Comissão de Comunicação do Ano Vocacional e assessora de comunicação da CRB, irmã Neusa Santos, o objetivo deste ciclo é estimular reflexões mais profundas sobre a estreita conexão entre duas esferas essenciais: a vocação e a comunicação.

Programação

O primeiro encontro será no dia 13 de setembro, às 20h, e tem a centralidade da reflexão em sintonia com o Mês da Bíblia. O tema Chamados a comunicar a Palavra de Deus: “vestir-se da nova humanidade” será abordado pela religiosa paulina e biblista, irmã Zuleica Silvano, e pelo bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Ademir Mezzari. A mediação será feita pela irmã Neusa Santos.

No mês de outubro, consagrado em todo mundo pela oração e reflexão sobre a missão, o tema escolhido é “Discernimento vocacional nas rodovias digitais”. O encontro que acontece no dia 18 de outubro, às 20h, terá como convidados a diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), irmã Regina Costa Pedro, e o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius. A mediação será feita pelo integrante dos Jovens Conectados, Adilson Zorzi. A inspiração para este tema é o documento publicado pelo Dicastério de Comunicação da Santa Sé, “Rumo à presença plena: uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais”.

Para encerrar o ciclo, na perspectiva do Sínodo sobre Sinodalidade, o encontro do 8 de novembro, às 20h, terá o tema “Vocação e comunicação para uma igreja toda sinodal”. Os convidados para este momento são a assessora da CRB e da CMOVIC, irmã Maristela Ganassini, e do diretor do Centro para a Comunicação do Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho (CELAM), professor Oscar Elizalde. A mediação será do jornalista e assessor de comunicação da diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.

Aprofundar a graça e a missão

Irmã Neusa Santos afirma que o ciclo de diálogos guiará nos meses subsequentes para explorar com mais profundidade as dimensões missionária e sinodal da Vocação e da Comunicação, todas intrinsecamente entrelaçadas no âmbito vocacional.“Esses temas se revelam de suma importância em meio aos diálogos que permeiam as relações entre o chamado para transmitir a mensagem positiva do Reino, abrangendo dimensões como a vocacional, a missionária e a sinodal. Eles nos convidam a mergulharmos nas profundezas da Graça e da missão, central nas discussões do Ano Vocacional”, afirmou.

Terceiro Ano Vocacional do Brasil

Aberto em 20 de novembro de 2022, o terceiro Ano Vocacional do Brasil comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A sua culminância será na próxima solenidade de Cristo Rei, em 26 de novembro de 2023.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o Ano Vocacional tem o objetivo de promover a cultura vocacional em todas as comunidades eclesiais a partir do tema “Vocação: Graça e Missão” e do lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Fonte e foto: CNBB