Diocese de Santo André

Pastoral Familiar da Diocese participam de encontro estadual

Entre os dias 15 e 17 de setembro, aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, o XXI Congresso Regional da Pastoral Familiar, com o tema:  “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, que refletiu a missão das famílias no objetivo de viver o amor e a misericórdia nas famílias. É do amor vivido em família que nasce a vocação de cada filho.

Já o lema escolhido: “Família torna-te aquilo que és”, sugeriu aos congressistas refletirem sobre a importância da Família, no estado em que se encontra e restaura o valor do amor, do perdão e das coisas simples de nossos convívios.

Dessa forma o congresso estimulou a reflexão sobre a realidade familiar em nosso tempo: sua missão, sua beleza, seus desafios, suas esperanças e angústias, dentro de uma perspectiva de amor e santificação.

Durante o congresso, além das Celebrações Eucarísticas, as sete palestras com temas atuais e de interesse coletivo, apresentadas por padres, irmãs, doutores e doutoras, e ilustradas com testemunhos, proporcionaram momentos ainda mais catequéticos.

Os assuntos abordados nas palestras e os testemunhos prestados, trouxe a meditação de quão importante e necessário é o amor, o comprometimento e a aproximação dos agentes da Pastoral Familiar, com as famílias, principalmente aquelas que protagonizam situações de fragilidade em seus relacionamentos internos e sociais.

A Família forma cidadãos para a sociedade, para isso o casal precisa ser virtuoso, forte. A virtude se aprende na família, através dos exemplos, do tratamento que o esposo dedica à esposa e filhos, e vice-versa, dos comportamentos e ações praticadas e que são disponibilizadas aos que nos cercam e nos procuram nas dificuldades.

Se faz necessário descobrirmos uma maneira de tornar os nossos Congressos e Formações, que trazem conteúdos formativos importantes, acessível a todos agentes de pastorais, movimentos e serviços que estão envolvidos diretamente com as Famílias.”

Dom Jorge Pierozan, Bispo Referencial da Pastoral Familiar do Sub-regional São Paulo, resumiu bem o que representou os 3 dias para os congressistas: “Ainda comovidos com tanta coisa bonita, edificante, tantos rumos a seguir para chegarmos todos ao mesmo lugar: o colo de Deus, a salvação eterna.”

Representando a Diocese de Santo André, estiveram presentes os casais: Hervando Noin e Marluce Noin – Casal Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar, Fábio e Liliam – Casal Coordenador do Setor Casos Especiais, Milton e Andréia – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região Diadema, Richard e Rita – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região Santo André Centro, Robson e Cida – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região São Bernardo Centro, e os casais Osmar e Simone, Cicero e Bia, Cido e Clau – agentes da Pastoral Familiar região São Bernardo do Campo.

Texto Colaborativo: Pastoral Familiar

Compartilhe:

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

LIBERDADE RELIGIOSA

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Paróquia São João Batista retoma procissão náutica em honra a Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho Grande

Chamados a viver com coerência: Setor Juventude reúne lideranças paroquiais em formação diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 28/01/2026

Homilia Ordenação Sacerdotal | 24 de janeiro

Chamados pelo nome, entregues à Igreja: sacerdotes são ordenados no Santuário do Bonfim