CDPA Define Prioridades para 2024 em reunião anual

O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDPA) realizou a reunião anual no sábado, dia 7 de outubro, na qual representantes do clero, pastorais, movimentos e grupos da Diocese de Santo André se reuniram para definir o calendário de atividades e prioridades para o ano de 2024.

A reunião aconteceu no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana e teve início com uma oração conduzida pelo vigário para pastoral, Padre Everton Gonçalves, que deu as boas-vindas aos presentes.

Padre Joel Nery, vigário geral da diocese, compartilhou algumas palavras de reflexão, e mencionou que  Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, está participando do Sínodo dos Bispos e pediu aos presentes que rezassem em comunhão com ele.

O encontro prosseguiu com o vigário para pastoral discutindo a importância da avaliação das atividades pastorais realizadas em 2023. Ele ressaltou a participação de todos no retiro que ocorrerá no dia 9 de dezembro e que será voltado aos coordenadores e assessores diocesanos.

Padre Everton também abordou as atividades planejadas para 2024, que estão alinhadas com o 8º Plano Diocesano de Pastoral e o jubileu diocesano. Ele destacou a novena em honra do padroeiro diocesano, Santo André Apóstolo, que ocorrerá na Paróquia Santo André Apóstolo, matriz da cidade de Santo André, com cada região pastoral sendo responsável por um dia da novena.

Além disso, abordou as ações do plano diocesano de pastoral e o lançamento do Subsídio de Acolhida e Missão, que acontecerá na missa de encerramento das visitas pastorais do bispo diocesano, no dia 3 de dezembro, às 15h na catedral diocesana, celebração em que a nova edição do Missal será utilizada pela primeira vez.

Ele também enfatizou a importância da implantação do Serviço de Escuta e atualizou os presentes sobre o progresso dos processos e o trabalho em conjunto com os psicólogos voluntários.

A reunião encerrou-se com reflexões sobre as atividades pastorais e prioridades da diocese para o próximo ano.