Diocese vive missões nas dez regiões pastorais

No último fim de semana de 21 e 22 de outubro, em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, fiéis de todo o mundo se uniram para vivenciar uma profunda experiência missionária em suas respectivas comunidades. Sob o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o inspirador lema “Corações ardentes, pés a caminho”, retirado do Evangelho segundo Lucas (cf. Lc 24,13-35), mais de mil missionários se espalharam pelas ruas das sete cidades que compõem a região do Grande ABC.

As missões na Diocese de Santo André foi um momento de reflexão e ação para os missionários, incentivados pela mensagem do Papa Francisco, que está profundamente enraizados na narrativa dos discípulos de Emaús, que se encontraram desanimados e confusos antes de seu encontro transformador com Cristo, tanto na Palavra quanto no Pão partido. Este encontro despertou neles um entusiasmo renovado para seguir o caminho em direção a Jerusalém e anunciar que o Senhor havia verdadeiramente ressuscitado.

Durante os dois dias de missão, a ênfase foi colocada na importância de espalhar a mensagem do Evangelho e servir aos necessitados, destacando a necessidade de ir além das fronteiras da Igreja local e levar a mensagem de esperança e fé a todos os confins do mundo.

O dia iniciou com a celebração da Santa Missa na paróquia que acolheu a missão, contou com a presença dos padres e diáconos das respectivas regiões pastorais, e os missionários seguiram pelas ruas, demonstrando solidariedade e amor ao próximo, lembrando a todos que a missão da Igreja vai muito além das paredes de um templo, reafirmando a  importância do serviço missionário como uma parte fundamental da fé cristã e inspirando os corações a arderem com o desejo de compartilhar a mensagem de esperança, assim como os discípulos de Emaús fizeram há séculos.

Após as visitas, os missionários compartilharam suas experiências e as realidades que encontraram durante suas jornadas, encerrando o dia com a Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento.

Padre Jorge Bonfim, coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), que em conjunto com os demais coordenadores da comissão preparou, organizou e formou os missionários para essa missão, expressou sua gratidão a todos os envolvidos:

“Chegamos à conclusão dessa bonita experiência missionária que a nossa igreja diocesana viveu. Que momento fantástico! Mais de mil missionários saíram às ruas, entraram em casas, comércios, abordaram as pessoas na rua, foram Igreja em Saída que acolhe a missão e envia também ao chamado de ser igreja. Bendito seja Deus pelo nosso bispo diocesano, Dom Pedro, que sempre incentivou uma Igreja em Saída, missionária e sinodal, pelos padres que abriram as suas paróquias, por todos aqueles que aderiram a esse projeto missionário, fruto da nossa caminhada sinodal do nosso 8° Plano Diocese de Pastoral. Em 2024, todos nós, em nossas paróquias, seremos corações ardentes, pés a caminho. Até lá!”

Confira as fotos aqui