A Missa de Posse Canônica do Administrador Paroquial Padre Anderson Messina Perini, que pertencente à Diocese de Marília – SP e foi cedido através de um acordo entre as duas Dioceses por um período de dois anos, foi realizada em 21 de outubro, e presidida pelo Vigário Geral, Padre Joel Nery.
A Paróquia Jesus Bom Pastor, localizada no bairro Jardim Bom Pastor, em Santo André, recebeu o seu presbítero, contando com a presença não apenas dos fiéis da comunidade, mas também de religiosas, autoridades civis e até mesmo da mãe do Padre Anderson.
O Padre Joel iniciou a Santa Missa dando as boas-vindas aos presentes e transmitindo uma mensagem do Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, que, naquele momento, estava no Sínodo dos Bispos no Vaticano. O Decreto de Nomeação do novo Administrador Paroquial foi lido por um membro da comunidade.
Padre Anderson recebeu o Livro dos Evangelhos, simbolizando seu dever de proclamar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem exceção. Em sua homilia, o Vigário Geral refletiu sobre a liturgia do dia, destacando o papel especial que os cristãos desempenham como os escolhidos do Senhor:
“À luz da palavra, coloquemo-nos diante do Senhor e , celebremos a certeza de que somos os escolhidos, e com uma das frases de São Paulo na Carta aos Tessalonicenses, com a certeza de que nós, cristãos, desde o princípio, começamos recorda que somos os escolhidos, pois Paulo dizia a eles com ênfase: “Vocês são os escolhidos do Senhor, escolhidos a ser o povo da Nova aliança”. Assim, nós, cristãos, celebramos cada Eucaristia, dando graças, porque em Cristo Jesus nós fomos chamados. E aí, desde o batismo, nesse mistério mergulhado na vida do Cristo, na nova Aliança que Ele veio firmar entre Deus e a humanidade, nós somos herdeiros da promessa.”
“Vamos caminhando para o final de mais um ano litúrgico, e a sequência litúrgica nos coloca diante do mistério do Cristo que celebramos e nestas últimas semanas, lembramos a derradeira entrega de Jesus, também a nossa definitiva vida. Nele, o dia. E aí pensaremos, lembramos a definitiva vida e morada que um dia todos experimentaremos no definitivo juízo.”
Padre Joel encerrou sua homilia com palavras de boas-vindas ao novo Administrador da comunidade paroquial, expressando gratidão a Deus por enviar um novo pastor para orientar o rebanho.
O novo Administrador Paroquial renovou publicamente suas promessas sacerdotais diante do representante enviado pelo Bispo, comprometendo-se a cuidar zelosamente da paróquia que lhe foi confiada. Como parte do rito de posse, Padre Anderson recebeu os símbolos que representam suas responsabilidades na comunidade, incluindo as chaves da igreja e do sacrário, uma jarra batismal e uma estola roxa.
E então foi aclamado novo administrador paroquial, sendo acolhido com um abraço fraterno do Vigário Geral e aplausos da comunidade. Para encerrar, o Padre Joel Nery apresentou a provisão do novo Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP), assinada pelo Bispo Diocesano, e introduziu seus membros ao novo administrador.
A comunidade expressou sua alegria e acolhimento ao Padre Anderson com uma mensagem calorosa, destacando a importância de sua missão e seu compromisso com a vida comunitária e devota:
“E hoje, de modo especial, nos dirigimos a vós, Padre Anderson, com muita alegria no coração, carinho e respeito. Celebramos neste dia a chegada do nosso novo Pastor com satisfação, ânimo, gratidão e confiança nos desígnios do Senhor. Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas de Deus e pelo seu sim, ao chamado à Diocese de Santo André, estando conosco generosamente. Somos suas novas ovelhas agora. Que sua missão sacerdotal seja levada pelo Espírito Santo e vestida na santa sabedoria de Deus, ensinando Sua Palavra e transmitindo Seu amor. E que este novo tempo seja frutuoso para alcançarmos a recompensa celeste. Queremos somar, como o povo de Deus a uma vida comunitária e devota. Que vivamos com entusiasmo e respondamos ao amor fraterno, abrindo caminhos de esperança, com oração, compromisso e prontidão.”
O novo Administrador também compartilhou suas palavras de gratidão, expressando sua disposição em seguir o chamado de Deus e desempenhar seu papel como pastor na Paróquia Jesus Bom Pastor, em comunhão com a Diocese de Santo André:
“Quero expressar primeiramente saudação ao nosso bispo Dom Pedro, e por ele estar em Roma por ocasião do Sínodo da Igreja. Queridos paroquianos e todo o povo de Deus, congregado no Espírito Santo nesta Igreja. Sou muito grato ao nosso Senhor Jesus Cristo, o chamado ao ministério pastoral, embora venha do interior de São Paulo. Para falar a verdade, a segunda vez que estou em Santo André, já para residir. Tenho como objetivo os estudos e mestrado em Teologia. E Deus não me deixou ser um estudante na capital paulista. Mas inspirou os dois irmãos bispos e agradeço a confiança no meu bispo Dom Luiz Antônio Cipollini que me enviou aos estudos e bem como a Dom Pedro, pela acolhida e confiança na direção da Paróquia Jesus Bom Pastor e a fim de que, tendo como modelo próprio o Senhor, o Bom Pastor, nosso padroeiro, fosse pastor desta comunidade, na cooperação e participação no ministério do Senhor Bispo e do presbitério local, para santificar, ensinar e conduzir este povo no caminho a verdade e vida de Jesus Cristo.”
Conheça a biografia do Padre Anderson
Padre Anderson, natural de Adamantina e nascido em 4 de dezembro de 1983, é o filho de Sebastião Perini Neto e Ângela Aparecida Messina Perini, e irmão de Adriana Aparecida Perini e Angélica Maria Perini. Seu batismo ocorreu em 22 de abril de 1984, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista. A caminhada espiritual de Padre Anderson teve início precocemente, enquanto ele residia em Junqueirópolis dos 11 anos de idade até a adolescência. Foi nessa época que ele começou a frequentar a catequese da 1ª e 2ª Etapa na Paróquia Santo Antônio.
Sua caminhada de fé o conduziu à celebração da Primeira Comunhão em 28 de dezembro de 1995 e, posteriormente, à Crisma em 1º de novembro de 1998, ambas cerimônias realizadas na Paróquia Sagrada Família em Marília. Antes de ingressar no Seminário, Padre Anderson foi um membro ativo da comunidade, envolvendo-se em grupos de jovens, atuando como catequista e organizando o grupo de teatro dos jovens da Paróquia de Marília.
A jornada no sacerdócio de Padre Anderson teve início em 13 de fevereiro de 2002, uma Quarta-feira de Cinzas, quando ele ingressou no Seminário Diocesano São Pio X. Ele foi ordenado diácono em 15 de agosto de 2009 e, posteriormente, sacerdote em 15 de outubro de 2010.
Em 2017, Padre Anderson chegou a Garça, após passagens pela Paróquia Santa Antonieta em 2010 e seu serviço como Vigário Paroquial de 2011 a 2017. Sua Missa de Posse aconteceu no dia 29 de janeiro daquele ano, marcando o início de sua responsabilidade por liderar a conclusão das obras da Igreja Matriz e sua reinauguração, um evento de significativa importância na história de Garça. Após seis anos e nove meses dedicados à Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça, Padre Anderson se despediu da cidade para abraçar novos desafios na Paróquia Jesus Bom Pastor, na cidade de Santo André