Relíquia de Santo André Apóstolo peregrinará nas regiões pastorais

Em celebração à proximidade da novena de Santo André Apóstolo, padroeiro da nossa diocese, um momento especial se aproxima, a partir do dia 6 de novembro, a relíquia de Santo André iniciará uma caminhada pelas dez regiões pastorais. Essa peregrinação ressalta a unidade dos diocesanos e diocesanas, reforçando a fé e o amor ao santo padroeiro que, por séculos, tem inspirado os fiéis com sua devoção e entrega.

Santo André Apóstolo, irmão de São Pedro, é uma figura central no cristianismo, ele foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus e difundiu o evangelho na Grécia, onde foi martirizado. Sua vida, marcada pela dedicação e zelo ao ensinamento de Cristo, serve como luz para todos nós que buscamos aprofundar nossa fé e compromisso com a igreja.

A peregrinação da relíquia pelas regiões pastorais não é apenas uma preparação para a grande festa de nosso padroeiro, mas também uma oportunidade para que todos nós reconheçamos a história de nosso padroeiro em nossa fé, e relembrando a importância da devoção e veneração a Santo André Apóstolo.

Cada região se unirá para a celebração da Santa Missa, com bênção da relíquia de Santo André Apóstolo, veja a programação abaixo:

• 06/11 (segunda-feira) – Diadema – Paróquia Menino Jesus de Praga-19h30

• 07/11 (terça-feira) – SBC Anchieta – Paróquia Santa Maria-19h30

• 08/11 (quarta-feira) – SBC Centro– Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem- 19h

• 09/11 (quinta-feira) – SBC Rudge Ramos– Paróquia Nossa Senhora de Fátima- 19h30

• 10/11 (Sexta-feira) – SCS– Paróquia Sagrada Família-19h30

• 13/11 (segunda-feira) – SA Utinga– Paróquia Santuário Senhor do Bonfim- 19h30

• 14/11 (terça-feira) – SA Centro– Paróquia São Judas-19h30

• 16/11 (quinta-feira) – SA Leste– Paróquia São Jorge- Capela N.S. da Fé-19h

• 17/11 (sexta-feira) – Mauá– Paróquia São Paulo-19h30

• 20/11 (segunda-feira) – RP e RGS– Paróquia São José-19h

Conheça a história da relíquia que pertence a matriz de Santo André

Há muitos anos, na segunda metade do século XX, na cidade de Santo André, São Paulo, os devotos do Santo André Apóstolo se reuniram para celebrar uma data especial. Era o dia da festa litúrgica de Santo André Apóstolo, o padroeiro da paróquia, da cidade e da diocese que leva seu nome.

A história dessa relíquia sagrada remonta, segundo o Livro Tombo paroquial, a 1956, um ano que ficou marcado na memória da comunidade local. Segundo registro histórico, naquela ocasião, um tríduo de pregação foi realizado, com a participação do bispo diocesano, Dom Jorge Marcos de Oliveira. No dia 30 de novembro, o bispo presidiu a santa missa e conferiu as Ordens do Diaconato a três clérigos dos Padres de Sion, bem como ao clérigo Azulem Pinto Ferreira, este último da Diocese de Santo André. Dois dias depois, em 2 de dezembro, ocorreu a festa externa em honra do Santo Padroeiro. Uma solene missa foi cantada pelo Rev. Fr. Mario Rimondi, que proferiu um panegírico sobre o Santo durante o Evangelho. À tarde, a tradicional procissão de Santo André tomou as ruas da cidade, e a benção solene foi realizada com a relíquia de Santo André Apóstolo. Essa relíquia foi doada pelo Padre Casimiro Milauskas, secretário e chanceler representante do Bispo.

Na mesma ocasião, a torre da igreja ganhou um relógio, e a inauguração desse novo tesouro foi presidida pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Pedro Dell’Antonia. As bandeiras do Brasil, do Papa e de Santo André foram hasteadas no alto da torre, simbolizando a união da fé e da pátria. Essa celebração foi uma das mais belas festas já realizadas em Santo André, sendo uma verdadeira expressão da devoção do povo.

Texto colaborativo sobre a história da relíquia: Padre Tiago Síbula