Diocese iniciará formação aos 143 agentes de escuta

Muitos psicólogos estão empenhados para colaborar  de diversas formas no projeto de Acolhida e Missão, e um grupo específico foi destacado para fazer a formação dos futuros agentes de escuta da Diocese de Santo André.

Desde o dia 7 de outubro, este grupo tem se reunido para se prepararem para essas formações, e neste primeiro dia, padre Everton Gonçalves, vigário episcopal para pastoral, destacou a relevância deste projeto no primeiro encontro, como resposta ao 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Em um mundo onde a urgência de ser ouvido se faz cada vez mais presente, a formação de agentes de escuta tornou-se uma luz de esperança para muitos, esta nova etapa será conduzida por uma equipe de psicólogos dedicados, que estão pavimentando o caminho para uma nova era de comunicação empática e apoio emocional.

A psicóloga Wilma Panun, que nos quatro encontros, preparou os formadores, frisou que o objetivo é padronizar a abordagem e as técnicas necessárias para capacitar esses agentes, cuja missão é oferecer uma conversa amiga e confiável. Este serviço vital fornece um espaço seguro para que as pessoas possam compartilhar seus problemas e experiências sem medo de julgamento ou incompreensão.

Os profissionais de psicologia nestes encontros atenuaram a importância de atitudes básicas como confiança no ser humano, respeito pelo indivíduo e aceitação incondicional, independentemente dos sentimentos expressos pelo atendido. Estas habilidades são cruciais em uma sociedade onde muitas vezes as pessoas se sentem isoladas e incompreendidas.

Cada região pastoral está organizando o calendário para darem início às formações aos 143 agentes inscritos que comporão os canais de escuta.