Dia Mundial dos Pobres dá testemunho do Evangelho de Jesus

No último domingo, 19 de novembro, a Igreja Particular de Santo André engajou-se ativamente nas celebrações do VII Dia Mundial dos Pobres, um marco importante no calendário eclesiástico global. Essa data, instituída pelo Papa Francisco, visa promover a conscientização e a solidariedade para com os mais necessitados. Neste ano, as atividades organizadas pelo Vicariato Episcopal para Caridade abrangeram mais de 14 pontos distribuídos pelas sete cidades do Grande ABC.

As ações realizadas variaram entre distribuição de alimentos, roupas e itens de primeira necessidade, além de serviços de saúde e orientação jurídica. Voluntários de diversas paróquias trabalharam incansavelmente para garantir que as necessidades dos mais vulneráveis fossem atendidas, refletindo o espírito de fraternidade e compaixão que caracteriza a data.

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, esteve presente em algumas regiões, e celebrou a Santa Missa na Praça do Carmo, em Santo André, enfatizou a importância de olhar para os pobres não apenas como beneficiários de caridade, mas como membros valiosos da comunidade, cujas vozes e experiências merecem ser ouvidas e respeitadas. Essa perspectiva alinha-se com os ensinamentos do Papa Francisco, que frequentemente destaca a necessidade de uma “Igreja pobre para os pobres”, enfatizando a solidariedade como um pilar fundamental da fé cristã.

Pe. Ryan Matthew Holke, MIPK, vigário episcopal para caridade social, agradeceu a todos os que se doaram aos irmãos e irmãos em situação de vulnerabilidade, aos pobres da da
diocese:

“ Você que colocou o seu tempo como um voluntário, você que esteve na coordenação, você que ficou nos bastidores, seja qual for o papel que você realizou hoje, saiba que tudo isso é muito importante, porque na raiz de tudo, como sempre dizemos no Vicariato, caridade significa amor. E o amor que hoje nós expressamos e comunicamos a esses nossos irmãos e irmãs, é o que faz com que a luz de Deus irradia cada vez mais em nosso mundo. Que Deus te abençoe, que você sinta a força do amor de Deus durante toda a sua semana. Que a força dessa jornada possa continuar, continuar por muito tempo e que Deus te dê um bom e merecido descanso.”

O impacto dessas iniciativas vai além do auxílio material, promovendo uma maior conscientização social e espiritual entre os fiéis e a comunidade em geral. A Igreja Particular de Santo André, através de suas ações no Dia Mundial dos Pobres, reafirma seu compromisso com os ensinamentos do Evangelho, promovendo a dignidade humana e o bem-estar comum.

Este dia também causou impacto aos que se doaram ao mais vulneráveis, confira os testemunhos abaixo:

Andrea Cardinali, São Caetano do Sul

“Foi a primeira experiência servindo no dia do pobre e o que impactou muito foi a oportunidade de ver a transformação dos irmãos: chegam acanhados, envergonhados no café… E depois de tomarem banho e receberem a troca de roupas eles ficam mais à vontade e alguns até mais falantes.   Sinto muita gratidão pela experiência.”

Jéssica, São Bernardo do Campo

“Hoje tivemos uma jornada encantadora, apesar do tempo que não ajudou muito, mas foi incrível. Tivemos atendimentos de psicólogo, reconexão com a natureza, oficinas de espiritualidade, foi muito gratificante.”

Denis, Mauá

“Acolhemos aqui na Praça das Paineiras diversas realidades, e com os atendimentos de corte de cabelo, médico, banho e alimentação, pudemos dar o mínimo, pois a realidade de cada um deles é muito sofrida, precisamos atender o que o Evangelho de Jesus nos pede.”

Alecson Magon, Santo André

“Durante todo o dia,  fiquei muito emocionado, o coração estava pulando de alegria por estar ali, mas ao mesmo tempo triste em ver que temos tantas pessoas nessa situação, menos mal que pelo menos nesse dia eu pude ver que de alguma forma essas pessoas receberam ajuda que talvez sozinhos eles não conseguiriam, pois todos nós precisamos de um pouco de dignidade.”

Confira todas as fotos regionais no nosso Flickr!