Padre Rafael Capelato é empossado pároco da Bom Jesus de Piraporinha

A Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, viveu um momento marcante na tarde de sábado, 2 de dezembro, onde acolheu seu novo pároco, Padre Rafael Capelato. O rito de posse canônica foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e membros do clero da região pastoral de Diadema.

Com a igreja repleta de fiéis, Padre George Fernandes, coordenador regional, leu a provisão de posse do Padre Rafael. Seguiu-se a profissão de fé do presbítero, um momento de profunda significância, onde reafirmou seu compromisso diante do bispo e da comunidade.

O presbítero recebeu do bispo diocesano o Evangeliário, proclamando o Evangelho e reforçando seu papel de anunciador da Palavra de Deus. Durante a homilia, Dom Pedro explorou o significado do pastoreio na Igreja, enfatizando a função essencial do padre na comunidade. Ele refletiu sobre a espera do advento e o papel de Jesus como o ‘Bom Pastor’, ressaltando a missão pastoral dos padres sob a orientação dos bispos:

“O padre também deve promover a justiça social, porque não basta só pregar a palavra que anuncia o reino, mas a comunidade tem que dar sinais de que o Reino de Deus chegou, como no  Evangelho pregado aos pobres, na partilha do pão, na preocupação com as periferias existenciais, que são os sinais de que o Reino está chegando.”

Após a homilia deu-se continuidade ao rito de posse, o pároco renovou as promessas realizadas no dia de sua ordenação, e recebeu das mãos de Dom Pedro a chave do sacrário, chaves da igreja, jarra batismal e a estola roxa, símbolos que representam o caminhar do presbítero na comunidade em que é empossado.

Dom Pedro então declarou Padre Rafael o novo pároco da Bom Jesus de Piraporinha, sendo acolhido calorosamente pela comunidade, que no final da celebração falou sobre a sua chegada:

“Acreditamos fielmente que todas essas experiências vividas por nós, unidas a súplicas orantes, foram acolhidos pelo Senhor da Messe, gerando um novo tempo para a comunidade Bom Jesus de Piraporinha na sua presença, Padre rafael, nosso novo pároco, o senhor foi muito esperado, sinta-se amado e acolhido.”

Padre Rafael, por sua vez, agradeceu o carinho da comunidade, compartilhando suas expectativas e o desejo de caminhar junto com o povo fiel de Piraporinha em seu pastoreio.

A Santa Missa foi concluída com a leitura da ata de posse pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves de Lima. Este documento será arquivado no livro tombo da paróquia, marcando oficialmente o início de um novo capítulo na história da comunidade de Bom Jesus de Piraporinha.

Confira todas as fotos aqui