Diocese de Santo André

Comunidade Santa Luzia tem altar dedicado por Dom Pedro

Na noite de 4 de dezembro, a Comunidade Santa Luzia, pertencente à Paróquia São Geraldo Magella na Região Pastoral São Bernardo Centro, preparou a celebração que marcou a dedicação do altar, a bênção do do sacrário e ambão, e foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André. 

Contando com a concelebração do Padre Douglas Colácio, administrador Paroquial, e a presença do Diácono Permanente Haroldo Bezerra, bem como membros da comunidade.

Antes da liturgia da palavra, Dom Pedro aspergiu o altar, o ambão, e o sacrário e logo em seguida o Povo de Deus, em sinal de penitência e em lembrança do batismo.

A bênção do ambão recorda aos presentes a importância da Palavra de Deus em nossas vidas.

Em uma homilia, Dom Pedro elogiou os esforços da comunidade para deixar a igreja mais bonita, destacou a beleza do altar, agora um símbolo de dedicação e amor, que, segundo ele, reflete profundamente o amor e a devoção dos fiéis a Jesus Cristo: 

“Vocês demonstraram um amor extraordinário ao cuidar de cada detalhe desta igreja. Esse esforço não apenas embeleza nosso espaço sagrado, mas também simboliza um cuidado profundo com nossa fé e nosso amor a Jesus.”

O bispo diocesano também fez uma conexão bíblica com a construção de altares, desde os tempos de Moisés até Jesus, e explicou como o altar serve não apenas como um local de oferenda, mas também como um símbolo do próprio Jesus, a pedra angular da fé cristã.

Além de elogiar o empenho físico, Dom Pedro enfatizou a importância de um coração puro e do perdão:

“Para que nossas orações sejam ouvidas diante deste altar, devemos manter um coração limpo e ser capazes de perdoar. O perdão é essencial para nossa relação com Deus e com os outros”.

A homilia encerrou-se com um apelo à comunidade para que continuasse a valorizar e participar ativamente das celebrações da Eucaristia, reforçando a crença na força e salvação que ela traz, especialmente nos momentos mais desafiadores da vida.

O rito prosseguiu com a Ladainha de Todos os Santos, seguida da oração de dedicação e consagração do altar, que incluiu a unção com o Óleo do Crisma, a incensação e o revestimento do altar, simbolizando respectivamente o sacrifício de Cristo, as orações dos fiéis elevando-se a Deus e a união do sacrifício com a mesa do Senhor.

Ao final da celebração, a comunidade expressou gratidão ao bispo, presenteando-o com uma lembrança simbólica. Padre Douglas agradeceu a Dom Pedro por suas visitas pastorais e destacou a contribuição do bispo na aquisição do novo altar. O bispo também comentou sobre a união e o apoio mútuo entre as comunidades da paróquia, enaltecendo a importância do espírito fraterno e da colaboração coletiva.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO