Missa de envio do ECC destaca papel missionário das famílias

A missa de envio dos dirigentes das 1ª, 2ª e 3ª Etapas do Encontro de Casais com Cristo (ECC), marcando o início de suas atividades no próximo ano, foi realizada em 7 de dezembro, quinta-feira, na Matriz de Santo André. A missa foi presidida pelo diretor espiritual diocesano, Padre Luís Francisco, e concelebrada pelo pároco da matriz, Padre Tiago Síbula.

Durante a homilia, Padre Luís Francisco destacou a relevância dos casais do ECC na missão evangelizadora da Igreja, citando a dimensão missionária do ECC e seu papel em apresentar Jesus Cristo a casais afastados da fé ou da Igreja, impactando não apenas esses casais, mas também suas famílias e paróquias:

“Esse encontro apresenta Jesus Cristo a casais afastados da fé ou da Igreja, impactando não só os casais, mas também suas famílias e paróquias. Precisamos nós, à luz da fé, à luz da oração, à luz desta presença do Espírito, trazer presente que nós estamos a serviço da Igreja. E nesse serviço da Igreja a dimensão do acolhimento do outro, ela se torna essencial e fundamental. E esse acolhimento pressupõe justamente destinar os nossos irmãos dentro dos compromissos de comunidade, sobretudo na ação evangelização fora da Igreja, que se dá através das pastorais. Portanto, casais que estão chegando tragam sempre dentro do coração este compromisso, o compromisso do acolhimento.”

O diretor espiritual também abordou o papel crucial do Espírito Santo em fortalecer a fé e conceder discernimento para a evangelização. Ele mencionou a liturgia do dia, que estimulou a reflexão sobre a firmeza da fé no contexto do Advento, um período de preparação para a celebração do nascimento de Jesus e de renovação da esperança.

Ao concluir, Padre Luís enfatizou a importância da fé, da esperança e do amor fraterno como elementos essenciais para construir um mundo melhor e para sermos verdadeiros discípulos e apóstolos de Jesus Cristo.

No final da celebração, o casal diocesano Wilian e Jane expressou gratidão a Deus, e a todos os casais envolvidos no ECC, tanto os que concluíam suas atividades quanto os que iniciavam. Eles destacaram a alegria e a gratidão pelas equipes de todas as etapas e pela acolhida recebida ao longo do ano nas diversas paróquias.