Na Solenidade da Imaculada Conceição, santuário diocesano em Mauá comemora um ano de elevação

Durante a celebração da Imaculada Conceição de Maria em 8 de dezembro, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini marcou presença no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A ocasião especial não só honrou a padroeira, mas também comemorou um ano desde a dedicação e elevação a santuário da Matriz de Mauá.

A Santa Missa contou com a participação do clero regional, incluindo o reitor Padre Claudio Tafarello, além de religiosos, religiosas e uma significativa presença do povo fiel. O bispo deu início à Santa Missa com uma saudação aos presentes e realizou a aspersão da água benta sobre os fiéis, remetendo ao simbolismo do batismo e a purificação dos pecados.

Em um momento de muita emoção, a imagem da Imaculada Conceição foi levada para dentro do santuário, proporcionando aos presentes um momento de reverência à Mãe de Deus.

Na homilia, Dom Pedro refletiu sobre a fé e a proximidade de Maria com Jesus, declarando: “Estamos aqui reunidos para celebrar a nossa fé, a nossa celebração é Jesus Cristo. Mas ninguém como Maria esteve tão perto Dele. E hoje, na Solenidade da Imaculada Conceição, nós celebramos a força da graça redentora de Deus. É muito bom estarmos aqui, celebrando, dando graças a Deus, porque vemos em Jesus o Salvador, porque Ele quis ter uma mãe e a partilhou conosco. E também queremos render ao Senhor a nossa ação de graças, porque a cidade de Mauá faz 69 anos, e este santuário, um ano da sua dedicação. São graças a Deus o motivo que nos alimenta na fé para bendizer a Deus.”

O bispo diocesano falou da humanidade, pecado e redenção através de Jesus Cristo e a importância da graça divina:

“Antes do pecado, está a graça de Deus. Deus criou o ser humano na graça e no amor. No paraíso, o pecado não era o início, mas sim a graça. A Bíblia nos ensina que a criação do homem foi um ato de misericórdia divina. Deus nos criou para partilhar Sua felicidade, para sermos santos e imaculados, conforme expressa a segunda leitura. Contudo, o pecado interrompeu essa aliança de amor, e desde o nascimento, somos influenciados pelo bem e pelo mal, uma realidade que nos acompanha desde o ventre materno.”

Dom Pedro meditou sobre a Imaculada Conceição de Maria, destacando sua concepção sem pecado como um milagre divino, e  explicou que a Imaculada Conceição simboliza que Maria foi preservada do pecado desde sua concepção, vivendo uma vida pura que exemplifica a graça de Deus. Ele ressaltou a fé como um elemento crucial para perceber e valorizar as obras de Deus, comparando-a às luzes do Natal, que brilham ao serem acesas. Segundo ele, é através da fé que reconhecemos e celebramos a presença divina em nossas vidas. No período do Advento, o bispo trouxe a importância de reafirmar o compromisso com uma vida santa e pura, seguindo o exemplo de Maria.

Ao final da celebração, Padre Cláudio realizou a consagração à Nossa Senhora. Ele expressou emoção ao celebrar um ano de dedicação e elevação do santuário e agradeceu ao bispo diocesano, mencionando também a novena preparatória e as missas realizadas durante a solenidade, que contou com a unidade da Região Pastoral de Mauá, onde o clero e os fiéis celebraram juntos a padroeira da matriz da cidade.