Diáconos Permanentes comemoram dois anos de ordenação

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Em 12 de dezembro de 2021, a Diocese de Santo André celebrou a ordenação de dezesseis novos diáconos permanentes, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A solenidade ocorreu na Paróquia Sagrada Família, localizada no Jardim do Lago, na Região São Bernardo – Anchieta. Dois anos após esse momento significativo, os diáconos reuniram-se novamente em 16 de dezembro, para uma celebração especial na matriz da cidade de Santo André, na Paróquia Santo André.

Presidindo a Santa Missa, Dom Pedro, acompanhado pelo pároco da matriz, Padre Tiago Sibula, o vigário Padre Rafael, e Padre Douglas Colácio, administrador paroquial da São Geraldo Magella em São Bernardo do Campo.

Em sua homilia o bispo refletiu sobre o significado do Advento e o papel vital do testemunho na vida cristã. Destacou que o tempo do Advento é um período de preparação para o Natal, onde os fiéis são chamados a meditar na Encarnação, o mistério profundo de Deus se tornando humano. O bispo salientou a importância de abrir o coração para este evento transformador.

A homilia também enfatizou o exemplo de João Batista como um modelo de humildade e serviço. “João Batista veio dar testemunho da luz. Ele é o exemplo de um servo verdadeiro, que se fez pequeno para servir e anunciar Jesus”, destacou o bispo. Esta reflexão foi ligada à vocação dos diáconos, cujo papel na Igreja é essencialmente um de serviço e testemunho da caridade de Cristo.

O bispo concluiu sua mensagem reconhecendo a dedicação dos diáconos ordenados, ressaltando a importância de seu ministério na Igreja. “Os diáconos, através do seu serviço e testemunho, lembram a Igreja do seu chamado fundamental ao serviço. Eles estão aqui firmes, dando testemunho de Jesus, vivendo esse ministério bonito e importante”, disse ele. O bispo expressou sua gratidão e orações pela perseverança dos diáconos, encorajando-os a manter seu compromisso com o serviço humilde, especialmente aos mais necessitados.

Representando os diáconos, Salustiano Viana expressou gratidão pelos dois anos de ordenação, agradecendo a Deus, ao Bispo Diocesano, e aos envolvidos na liturgia, incluindo músicos e coroinhas, além da Pascom da paróquia e diocesana. Salustiano destacou o apoio inestimável das famílias dos diáconos, mencionando particularmente suas esposas e filhos, e enfatizou o papel da Virgem de Guadalupe, padroeira do ministério diaconal, em suas vidas.

Dom Pedro encerrou a celebração com agradecimentos à comunidade, ao pároco, ao vigário e às famílias dos diáconos, realçando a relevância do apoio familiar no ministério diaconal. Ele também destacou a contribuição significativa dos novos diáconos, e enfatizou seu papel vital no fortalecimento e continuidade do diaconado permanente na Igreja.