Diocese de Santo André celebra a ordenação de três Diáconos Transitórios

Na manhã de sábado, 16 de dezembro, a Catedral Nossa Senhora do Carmo, localizada em Santo André, estava repleta de fiéis para um momento significativo: a ordenação de Diego das Dores Gonzaga, Gustavo Laureano Pinto e Willian Maia Gomes Leite como Diáconos Transitórios. Antes do início da cerimônia, um Terço Vocacional foi conduzido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), conduzido pelo assessor diocesano Padre Cauê Fogaça.

Após o Juramento de Fidelidade e Profissão de Fé, que aconteceu no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, seguido da procissão em direção à catedral diocesana.

Durante a celebração, após a proclamação do Evangelho, os candidatos foram apresentados ao Bispo Diocesano pelo Diácono Permanente Celso Sais, reconhecidos como dignos para receber o sacramento.

Em sua homilia, o bispo destacou a importância do compromisso dos novos diáconos com o serviço e o amor, exortando-os a evitar uma vida desordenada e a buscar a humildade e a dedicação. Ele enfatizou a necessidade de abraçar os ensinamentos de Cristo e de viver em consonância com os valores cristãos: (clique aqui e leia a homilia)

“Queridos filhos, que estão para receber o sacramento da ordem para o diaconado transitório. Nós os recebemos de braços abertos para serem membros de nosso Clero diocesano. A partir de hoje vocês farão parte dos escolhidos para serem companheiros de Jesus. Daqueles que o seguem na doação total, consagrados ao amor-serviço. Vocês estão desejosos de estar com Ele nas suas tribulações, para receberem a coroa da vitória no Reino que Ele vos confiar.”

O rito de ordenação iniciou com os eleitos expressando seu compromisso diante do bispo, seguido pela Ladainha de Todos os Santos, e os ordenandos, em um gesto de humildade, prostraram-se em sinal de entrega a Deus.

O bispo diocesano em seguida,  proferiu a prece de ordenação, conferindo-lhes o primeiro grau do Sacramento da Ordem, consagrando-os Diáconos transitórios.Os pais dos neodiáconos entregaram as dalmáticas, que foram impostas por um padre e um diácono permanente escolhidos por cada um.

Dom Pedro, o bispo, finalizou o rito entregando o livro dos Evangelhos, simbolizando a acolhida dos novos diáconos na comunidade eclesiástica.

Representando os neodiáconos, Willian Maia expressou gratidão a todos que contribuíram para o percurso vocacional, destacando o apoio do Bispo Diocesano Dom Pedro e o papel fundamental de suas famílias e comunidades. Ele também agradeceu aos professores e colegas das faculdades que frequentaram, assim como aos diáconos e padres que os acolheram e guiaram ao longo dos anos. Finalizou com um agradecimento especial à Virgem Maria, dedicando a ela o início de seus ministérios diaconais.