Matriz de Rio Grande da Serra é dedicada a Deus

A Paróquia São Sebastião, localizada em Rio Grande da Serra, viveu um momento histórico e emocionante com a dedicação feita pelo Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A igreja, repleta de fiéis emocionados, lembraram da posse do administrador paroquial Padre Ernane Pereira Marinho, SIA,  em 20 de janeiro, um dia de forte chuva, que marcou o início de um período de união e reformas pela comunidade.

As doze comunidades pertencentes à matriz paroquial, entraram com as imagens representando seus padroeiros, e foram colocados nos andores alocados nas paredes, marcando a unidade entre todo o povo de Deus de Rio Grande da Serra.

O rito de dedicação iniciou com a Bênção da Água e Aspersão, substituindo o Ato Penitencial. O Bispo abençoou a água em memória do batismo e em sinal de penitência, aspergindo o povo, as paredes da igreja e purificando o altar. Este ato simbólico reflete a purificação e renovação, tanto espiritual quanto física, da paróquia.

Dom Pedro, em sua homilia, destacou a importância histórica e espiritual da Igreja, presente na comunidade desde o século XVII. Ele salientou a preservação cuidadosa da igreja ao lado, enfatizando a alegria da Igreja pelo fato de os fiéis serem a própria Igreja. Ressaltou a bênção do templo de pedra e tijolo, mas destacou especialmente a igreja de gente, as “pedras vivas da construção de Deus”:

“Estamos abençoando o templo de pedra de tijolo, mas aqui é o local onde se reúne a igreja de gente, pedras vivas da construção de Deus, que são vocês que acreditam em Jesus. E nós estamos às vésperas do Natal, preparando a vinda do Senhor. Queremos celebrar o Natal com fé, o Natal que é celebrar este Deus de amor que nos criou e quer nos redimir de nossos pecados, de nossa desobediência às suas leis.”

Ele também abordou a proximidade do Natal e a importância de celebrar a fé, enfatizando a redenção oferecida por Deus através de Jesus Cristo. Falou sobre o papel de João Batista na preparação do caminho para Jesus, lembrando a todos que, como cristãos, devem também ser profetas e testemunhar a fé através de palavras e ações. Destacou a necessidade de ser uma igreja de profetas numa sociedade que normaliza a destruição da natureza e a desconsideração pelas leis.

Dom Pedro concluiu enfatizando a necessidade de respeitar o altar, agora consagrado e ungido, como um local sagrado dedicado ao culto do Senhor. Lembrou a todos da importância de viver a fé com amor e solidariedade, e de ser gratos pelas bênçãos de Deus, especialmente na renovação da igreja, tanto física quanto espiritualmente. Com essas palavras, ele reforçou a mensagem do Natal: Deus como nosso Pai e em Jesus, somos todos irmãos.

Seguindo o rito de dedicação, os presentes elevaram as preces a Deus, entoando a Ladainha de Todos os Santos, e o ponto alto foi a Prece de Dedicação, onde Dom Pedro Carlos orou pela consagração do templo como um lugar de salvação, graça e encontro com Deus. Seguiu-se a Unção do Altar e as dozes cruzes presentes na parede da igreja com o óleo do Crisma, um ato que simboliza a santificação e dedicação do espaço sagrado.

A Incensação do Altar e da igreja representou a ascensão das orações e a presença do divino, enquanto o aroma do incenso permeava o ambiente, simbolizando o bom odor de Cristo.

Finalmente, o Revestimento e a Iluminação do Altar e da igreja foram realizados, simbolizando a luz de Cristo iluminando a igreja e guiando os fiéis. As velas foram acesas, marcando o início de uma nova era para a Paróquia São Sebastião, agora um espaço renovado de fé e comunhão.

No final da celebração, Padre Ernani recordou o dia em que assumiu o cargo e destacou a união da comunidade na reforma da igreja. Em suas palavras, ele expressou profunda gratidão a Deus e a Dom Pedro. Ele agradeceu a Deus por tê-lo guiado à Diocese de Santo André e a Dom Pedro por confiar em sua pessoa e em seu ministério sacerdotal. O padre enfatizou a importância do trabalho em equipe e da comunidade na realização dos sonhos, citando:

“Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho sonhado com a comunidade se torna realidade”.

Padre Ernani também expressou sua gratidão a todos os envolvidos no projeto, incluindo as pastorais, capelas, conselhos e equipes de preparação, e fez uma menção especial a Marcos, que, segundo ele, foi além de um profissional, tornando-se um amigo e um apoio crucial na reforma. Ele agradeceu o diácono permanente Vagner Monteiro da Silva, e ainda aos benfeitores e dizimistas, incentivando a continuidade do apoio financeiro, já que as contas da igreja ainda não estavam fechadas.

No final, Padre Ernani fez um agradecimento especial a duas figuras centrais da comunidade, Claudinei e Donizete, reconhecendo o trabalho árduo e a dedicação de ambos no projeto. Ele encerrou agradecendo aos sacerdotes e irmãos que passaram pela comunidade, com uma menção especial ao Padre Rogério, representando todos os que contribuíram para a paróquia.

Para simbolizar de forma marcante este momento histórico, o bispo diocesano e o padre, em um gesto de união e celebração, realizaram conjuntamente o ato solene de descerramento da placa comemorativa.

Confira todas as fotos aqui