Em missa de final de ano, Dom Pedro da posse ao diácono Diego das Dores

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, situada na Região Pastoral Diadema, acolheu o recém-ordenado Diácono Transitório Diego das Dores, como seu novo administrador paroquial, na noite de domingo, 31 de dezembro, na véspera do ano novo.

O rito de posse canônica ocorreu durante a celebração da Santa Missa, sob a presidência de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, e concelebrada pelo padre Gonise Portugal (Paróquia  Cristo Operário, Santo André), e contou também com a presença do diácono transitório Gustavo Laureano, que leu o Decreto de Nomeação do Diácono Diego como o novo Administrador Paroquial.

Durante uma homilia, Dom Pedro ressaltou a importância da bênção divina e o papel único de Maria na fé cristã. Ele explicou que a bênção de Deus é uma expressão de Sua aprovação e felicidade em relação às nossas ações. Tradicionalmente, era comum pedir a bênção aos pais, simbolizando o desejo de receber palavras de bondade e apoio. Segundo o bispo, ao pedir a bênção de Deus, buscamos Seu olhar misericordioso sobre nós, esperando que Ele se alegre com nossas ações e nos abençoe:

“A maior bênção de Deus para a humanidade é Jesus. Está tudo em Jesus Cristo, que nesse Evangelho que nós ouvimos é visitado pelos pastores, aqueles que vêm para acolhê-lo, contemplá-lo, aceitá-lo. E o menino recebe o nome de Jesus, que é isso: O Salvador, a bênção total de Deus para a humanidade. Porque em Jesus nós todos somos redimidos. Podemos, através de Jesus, chegar ao Pai, receber as bênçãos e graças de Deus”.

O bispo realçou o significado de Maria, a mãe de Jesus, e sua fé exemplar. Ele falou sobre como Maria representa a humanidade que acolhe seu Criador, e leu junto com todos a mensagem descrita no ABC Litúrgico:

“Hoje, o primeiro dia do ano, a Igreja, nossa família da fé, se alegra porque celebramos a mãe desta família, Maria, a mãe de Jesus. Ele é a cabeça da Igreja. Por isso, Maria também é Mãe do Céu. O corpo eclesial somos nós. A figura de Maria, mãe de Jesus, aparece nos Evangelhos e nos demais escritos do Novo Testamento. Com certeza, Maria é aquela porta pela qual Cristo passou para entrar na humanidade. Jesus é o Filho de Deus que realmente se fez homem. Nasceu de uma mulher, como nós ouvimos na segunda leitura. Ele é em tudo semelhante a nós, menos no pecado”.

O bispo concluiu sua homilia com um apelo à oração e à partilha, enfatizando a importância de ser uma bênção para os outros e promover a paz e alegria em Cristo.

Para simbolizar o papel do administrador paroquial na comunidade, recebeu os instrumentos que o auxiliará na condução do seu rebanho, como as chaves da igreja e do sacrário, jarra batismal e estola roxa, que culminou com sua proclamação como administrador paroquial e o abraço do bispo diocesano.

Padre Gonise, que acompanhou o diácono Diego durante seu estágio pastoral neste ano, compartilhou suas percepções com a comunidade, e falou da bênção recíproca entre o diácono e a paróquia, destacando a importância da relação mútua de cuidado e apoio. O padre encorajou a comunidade a orar pelas vocações sacerdotais, lembrando a todos da necessidade de bons sacerdotes para o ministério pastoral e concluiu com um convite para que a comunidade mantenha seus corações abertos e ore pelo padre, celebrando a chegada do Diácono Diego.

O novo administrador paroquial também expressou seus sentimentos e expectativas, agradeceu a Deus, à Virgem Maria, e ao Bispo Dom Pedro, ressaltando a proximidade e o cuidado especial do bispo com cada seminarista. Ele expressou sua alegria por se reunir novamente com a comunidade, especialmente no ano do jubileu de 50 anos da paróquia. Agradeceu à sua família pelo apoio contínuo e compreensão de sua missão.

A comunidade, por sua vez, acolheu calorosamente o Diácono Diego expressaram grande alegria e expectativa com sua chegada como administrador e guia espiritual. Enfatizaram a importância de sua liderança em um momento de esperança e renovação, especialmente durante a celebração dos 50 anos da paróquia. A comunidade mostrou-se ansiosa para crescer na fé sob a orientação do diácono, agradecendo sua disposição em servir e liderar em sua nova missão. Eles expressaram confiança na dedicação e sabedoria do diácono, esperando que este novo capítulo seja marcado por união, crescimento espiritual e um forte senso de comunidade.