Mensagem do Bispo Diocesano
Chegamos a mais um Natal, graças a Deus! É uma festa de luz e de paz. Deixe que esta luz entre em sua vida e você terá a Paz, pois “Cristo é a nossa Paz”, escreveu São Paulo em uma de suas cartas (cf. Ef 2,14). Para nós católicos, o Natal é a celebração do Mistério da Encarnação: Deus se fez homem! Isto nos traz a certeza de que Deus está conosco.
Por isso, podemos ter confiança no futuro. Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho para salvá-lo. Ele quer salvar e não condenar. Seu amor é infinito e para sempre. Jesus é o “sol de Justiça” como o chama o profeta Malaquias (cf. Ml 4,2). O próprio Jesus se apresenta como “luz do mundo” (Jo 8,12;9,5). No Natal, o Filho de Deus assume a condição humana. Ao encontrar-se nesta condição de fragilidade e sofrimento, Ele adquire a experiência humana de “compaixão” com a Humanidade e se torna solidário conosco.
Diante da grandeza do mistério do Deus encarnado, a atitude da Igreja é de admiração, louvor, agradecimento e contemplação. Para todos nós, é festa de união e encontro das famílias e dos amigos. Não vamos nos esquecer do aniversariante deste dia. Acenda uma luz para Jesus e deixe que Ele ilumine seu coração.
Vamos celebrar o Natal à luz da fé, aquela fé que os pastores manifestaram e que Maria e José tiveram para acolher o menino. É a fé que brilha como a estrela na escuridão e indica o caminho; é a fé que nos faz permanecer firmes com Jesus, muitas vezes sem entender os desígnios de Deus em nossas vidas.
Perseveremos na fé e teremos paz: teremos Jesus. A todos os leitores do ABC Litúrgico, meu abraço e minha bênção de pai e pastor. Feliz Natal!
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André