Padre Alexandre é o novo pároco da Paróquia Santa Teresinha

Na noite do último domingo, 28 de janeiro, a Paróquia Santa Teresinha, localizada em São Bernardo do Campo, recebeu seu novo pároco, Padre José Alexandre Mosquelli de Almeida, MIPK, na Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Durante a celebração, além dos paroquianos, estiveram presentes o Padre Douglas Colácio, da Paróquia São Geraldo Magella, e o Padre Ronildo Vasconcelos de Oliveira, OSB, da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, que fez a pela leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco.

Padre Alexandre fez sua Profissão de Fé e, após a Liturgia da Palavra, recebeu o Evangeliário das mãos de Dom Pedro. Ele então proclamou o Evangelho, destacando a importância do anúncio da Palavra como uma das funções essenciais de um pároco.

Dom Pedro, em sua homilia, refletiu sobre a figura do profeta na Bíblia e a missão profética de Jesus. “Hoje nos fala de Jesus profeta… Mas na Bíblia, o profeta é o mensageiro de Deus, aquele que fala em nome de Deus para anunciar coisas boas… Mas o profeta também é aquele que fala em nome de Deus, para chamar à conversão”.

O bispo diocesano destacou a importância da resposta humana ao chamado divino: “Quando nós respondemos ao amor de Deus com o nosso amor, tudo está feito”, ressaltou, enfatizando que o pecado surge quando esse amor não é correspondido. Ele também falou sobre a fé como fundamento da vida cristã, uma confiança inabalável em Deus tanto nos momentos de alegria quanto nas adversidades. “A fé é aquilo que realmente move o cristão”, disse o bispo, apontando para a capacidade da fé em transformar a realidade e reconhecer a presença silenciosa do Reino de Deus.

Outro ponto importante da homilia foi a reflexão sobre a autoridade de Jesus, que ensina não apenas como um mestre, mas como o próprio Filho de Deus. “Ele não fala a verdade. Ele é a verdade”, afirmou Dom Pedro, ressaltando o poder único de Jesus de transformar corações e realidades sociais. Ilustrou esse poder com o episódio do homem possuído por um espírito maligno, cuja libertação por Jesus provocou admiração e temor entre os presentes, evidenciando a autoridade divina de Cristo sobre o mal.

Ao falar sobre a posse do novo pároco, Dom Pedro destacou a dinâmica e fervorosa comunidade de Santa Teresinha e elogiou Padre Alexandre: “Padre José Alexandre é um homem bom, de coração bom. E ele vem também com o coração aberto para acolhê-los e estar como Bom Pastor”.

Após a homilia, Padre Alexandre recebeu das mãos do bispo as chaves da igreja, simbolizando sua responsabilidade pela comunidade, e renovou as promessas sacerdotais, sendo proclamado o novo pároco por um abraço fraterno de Dom Pedro a aplausos dos presentes.

A comunidade expressou sua alegria e acolhida ao novo pároco, destacando a importância de sua missão e o desejo de caminhar juntos na fé. “É com muita alegria, fé, esperança e sobretudo, amor que a Paróquia Santa Teresinha te acolhe como nosso pároco e pastor”, declararam os fiéis.

Padre Alexandre, por sua vez, expressou sua gratidão e compromisso com a missão confiada a ele: “Louvo e agradeço a Deus pelo dom da vida, pelo dom da consagração, pelo dom da ordenação presbiteral e pelo dom da missão”, reiterando seu compromisso de servir à comunidade com amor e dedicação.

Fotos: Francelle Reis, Pascom da Paróquia Santa Teresinha