No sábado, 27 de Janeiro, no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, mais de 120 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santo André, se reuniram para uma manhã formativa. O encontro, com a participação do Padre Tiago Barbosa, assessor da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1, e de Edite Neves, coordenadora do Regional, focou na relevância do recém-atualizado Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
O seminarista Elton Vidotti, que acompanha a PASCOM Diocesana, conduziu a Laudes no início da manhã, dando início a formação do Padre Tiago, que ressaltou a importância da presença da Igreja no mundo da comunicação, ecoando as palavras do Papa Francisco sobre a necessidade de diálogo com o homem contemporâneo para conduzi-lo ao encontro com Cristo. Edite, por sua vez, discorreu sobre a missão da Pascom, enfatizando a comunicação como um elemento de partilha, relação e transcendência.
Os palestrantes destacaram a visão pastoral da comunicação, que vai além do uso dos meios de comunicação, abrangendo a interação e a comunhão dentro da comunidade eclesial. A formação abordou ainda os fundamentos teológicos da comunicação na Igreja, a vivência da fé na era digital, a ética comunicativa e o protagonismo dos leigos na evangelização.
Um dos pontos altos da formação foi a discussão sobre os desafios e possibilidades trazidos pela cultura digital, com ênfase na necessidade de uma presença cristã autêntica e evangelizadora nas redes sociais e demais plataformas digitais.
A formação culminou na apresentação do Diretório atualizado, que contempla as mudanças sinodais desde 2021, enfatizando o magistério comunicacional do Papa Francisco, as novas dinâmicas da comunicação, e a necessidade de harmonizar a linguagem inclusiva e conciliar.
A formação foi uma oportunidade ímpar para os agentes da Pascom refletirem sobre sua atuação e se atualizarem frente aos desafios contemporâneos da comunicação, reforçando o compromisso da Igreja em promover uma comunicação que gera transformação, incidência social e fomenta uma cultura de paz.