Diocese de Santo André

Pascom diocesana promove formação sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil

No sábado, 27 de Janeiro, no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, mais de 120 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santo André, se reuniram para uma manhã formativa. O encontro, com a participação do Padre Tiago Barbosa, assessor da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1, e de Edite Neves, coordenadora  do Regional, focou na relevância do recém-atualizado Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

O seminarista Elton Vidotti, que acompanha a PASCOM Diocesana, conduziu a Laudes no início da manhã, dando início a formação do Padre Tiago, que ressaltou a importância da presença da Igreja no mundo da comunicação, ecoando as palavras do Papa Francisco sobre a necessidade de diálogo com o homem contemporâneo para conduzi-lo ao encontro com Cristo. Edite, por sua vez, discorreu sobre a missão da Pascom, enfatizando a comunicação como um elemento de partilha, relação e transcendência.

Os palestrantes destacaram a visão pastoral da comunicação, que vai além do uso dos meios de comunicação, abrangendo a interação e a comunhão dentro da comunidade eclesial. A formação abordou ainda os fundamentos teológicos da comunicação na Igreja, a vivência da fé na era digital, a ética comunicativa e o protagonismo dos leigos na evangelização.

Um dos pontos altos da formação foi a discussão sobre os desafios e possibilidades trazidos pela cultura digital, com ênfase na necessidade de uma presença cristã autêntica e evangelizadora nas redes sociais e demais plataformas digitais.

A formação culminou na apresentação do Diretório atualizado, que contempla as mudanças sinodais desde 2021, enfatizando o magistério comunicacional do Papa Francisco, as novas dinâmicas da comunicação, e a necessidade de harmonizar a linguagem inclusiva e conciliar.

A formação foi uma oportunidade ímpar para os agentes da Pascom refletirem sobre sua atuação e se atualizarem frente aos desafios contemporâneos da comunicação, reforçando o compromisso da Igreja em promover uma comunicação que gera transformação, incidência social e fomenta uma cultura de paz.

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José