Diocese celebra a elevação da Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida a Paróquia

A comunidade do bairro Casa Grande em Diadema, celebrou com muita fé e alegria a elevação da Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida à paróquia, que desde novembro de 2017 veio se preparando para este momento.

Diante de toda o povo fiel da matriz e comunidades, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a Santa Missa de elevação, na manhã do domingo, 4 de fevereiro, e contou com a presença do Padre Jailson José, da Paróquia Menino Jesus de Praga, dos diáconos João Ribeiro e Robin Dominicio, este último com uso de ordem na quase-paróquia

Em presença de todos, o diácono Robin procedeu à leitura do decreto que oficializou a criação da paróquia. Seguido por este ato, o bispo proclamou formalmente a instalação da nova paróquia. Em sequência, fez um convite aos coordenadores das comunidades, aos integrantes do Conselho Administrativo Econômico Paroquial (CAEP) e aos membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), para a leitura do Decreto de Nomeação do Pároco, designando o Padre Odair Angelo Agostin para a função.

Relembrando a nomeação do Padre Odair há seis anos, o bispo destacou a continuidade de seu serviço, agora como pároco. Em um gesto simbólico de união, o padre e o diácono foram acolhidos com um abraço caloroso pelos coordenadores e membros dos conselhos, ao som do cântico “O Povo de Deus”, entoado pela assembleia, reforçando o espírito de comunidade e fé que caracteriza este novo capítulo para a paróquia de Casa Grande.

Durante sua homilia, Dom Pedro enfatizou profundamente o convite da Palavra de Deus para tocar os corações além das mentes dos fiéis. Ele destacou, “A Palavra de Deus vem nos encontrar. Quer entrar no nosso coração, não só na nossa mente, na nossa inteligência. É a Palavra de Deus hoje. É maravilhosa como sempre.” Refletindo sobre a efemeridade e os desafios da vida humana, citados no livro de Jó, o bispo  reconheceu as numerosas adversidades como doenças, violência e miséria, que afligem a humanidade. Contudo, ele encorajou os presentes a encarar tais desafios com fé e otimismo, afirmando que, apesar das contradições do mundo, é possível encontrar felicidade seguindo os ensinamentos de Deus.

Encerrando, Dom Pedro convocou a comunidade a ser ativa na evangelização e no testemunho da fé:

“E, por último, viver o testemunho cristão de fé, para que todo mundo saiba que o católico tem testemunho de fé e de esperança. Não desanimar nunca, porque Jesus caminha conosco: “Se vos amardes, todos saberão que sois meus discípulos”. Então, a comunidade paroquial tem uma missão no local onde está, de dar testemunho de Jesus, não deixar apagar a chama da luz de Cristo. Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo”. Não se esconde a luz debaixo da cama, mas se coloca no alto para que todo o mundo veja, se sinta iluminado e dê graças a Deus. Porque o povo que estava nas trevas viu uma grande luz, Jesus Cristo, que aparece através de nós, seus seguidores e seguidoras. Desejo que essa paróquia cresça neste testemunho, unida, alimentando-se da Palavra, e que seja muito feliz. A nossa alegria, o nosso destino de cristãos, eis a nossa vocação: união em torno de Jesus para testemunhá-lo ao mundo.”

Antes dos ritos finais, a Comunidade Santa Rita, anteriormente vinculada à Paróquia Menino Jesus de Praga, foi acolhida à nova paróquia. Os coordenadores da Comunidade Santa Rita foram calorosamente recebidos pelos membros da igreja matriz e das demais comunidades, simbolizando a integração e o acolhimento dentro do novo contexto paroquial.

Padre Odair destacou um marco histórico para a comunidade, refletindo sobre a importância do momento atual e o papel divino na união das pessoas. Ele expressou sua gratidão pela confiança depositada nele e enfatizou a alegria de ver a comunidade cada vez mais unida, celebrando a incorporação da comunidade Santa Rita e a colaboração do Padre Jailson. Padre Odair também agradeceu ao bispo Dom Pedro por sua confiança e apoio, reiterando seu compromisso de servir à comunidade com humildade e dedicação. Ele ressaltou a importância da oração na condução de sua missão e convidou todos a rezarem por ele, reafirmando sua disposição em caminhar junto com a comunidade em fé e união.

Por outro lado, Padre Jailson, representando os padres da Região Pastoral de Diadema, expressou sua alegria em acolher a Paróquia Nossa Senhora Aparecida como parte da missão evangelizadora da região, e enfatizou a alegria da união entre as paróquias e a importância da amizade e do apoio mútuo, convidando a comunidade de Santa Rita a se juntar a esta missão de fé e fraternidade.

O bispo abençoou os agentes de pastoral, instigando-os a manter a coragem, a esperança e uma fé atuante através da caridade,  e falou sobre a importância da comunhão na paróquia, elogiando os esforços coletivos para construir essa igreja, e concluiu com uma nota de encorajamento, parabenizando a todos pelo progresso alcançado e incentivando à perseverança e a manutenção do espírito comunitário, reforçando a importância de não desanimar diante dos desafios.