Diocese de Santo André

Porque receber as cinzas?

Mensagem do Bispo Diocesano
Na Quarta-Feira de Cinzas, a Igreja inicia o tempo da Quaresma, preparando-se assim para celebrar a Páscoa. A Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo é o mistério central de nossa fé. Por isso, devemos nos preparar com cuidado, atenção e muita esperança no coração para celebrar a Santa Páscoa do Senhor.
Iniciando este tempo penitencial com a imposição das cinzas, o que a Igreja nos quer dizer? A grande mensagem, o grande convite é este: convertei-vos e crede no Evangelho. Esta foi a mensagem inicial que inaugurou o ministério de Jesus: “O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no Evangelho” (Mc 1, 15). Por que as cinzas? As cinzas com a qual somos assinalados neste dia, demonstrando nosso desejo de ouvir e praticar o que Jesus diz, têm um simbolismo muito bonito e significativo. Para o pensamento do povo antigo, as cinzas, sendo produto da combustão gerada pelo fogo, contém a força purificadora que o fogo mesmo tem. Por esta razão elas são usadas para fins de purificação (cf. Nm 19,9-17; Hb 9, 13). As cinzas são também, na concepção bíblica, um sinal da fragilidade humana e de sua morte, por isso, símbolo da tristeza e penitência. Quando a pessoa está de luto ou em grande necessidade, espalha sobre si as cinzas, sinal de penitência (cf. Jn 3,6; Mt 11, 21).
Nesta Quarta-Feira de Cinzas, ao iniciar a Quaresma, convido você a receber as cinzas, com profundo respeito e desejo de verdadeira conversão. Reconheçamos que somos todos pecadores, e por isso temos a tendência de nos afastar de Deus. Recebendo as cinzas, desejamos ser purificados, voltar-nos para Deus de coração arrependido e receber dele o abraço amoroso de sua misericórdia. Desejo a todos uma santa e frutuosa quaresma com muitas bênçãos e graças de Deus, que você receberá certamente, se abrir o coração para ouvir a Palavra e deixar que ela o leve pelo caminho da mudança de vida.
Deus os abençoe a todos.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini