Padre Carlito Dall’Agnese partiu para a morada eterna no dia 26 de março, aos 87 anos. O velório e a missa exequial ocorreram na tarde do dia 27, na Paróquia São José, no Baeta Neves, São Bernardo do Campo, marcados por sua importante contribuição na construção de “pedras vivas” da comunidade, evidenciada por sua presença paterna na vida de cada membro da comunidade.
A Missa Exequial foi presidida pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e contou com a presença do clero diocesano, além de uma igreja lotada de fiéis, muitos dos quais receberam das mãos do Padre Carlito os Sacramentos do Batismo, da Eucaristia e do Matrimônio.
Dom Pedro em sua homilia, ressaltou o legado deixado pelo sacerdote, reunindo a comunidade diocesana em oração pelo seu descanso eterno, destacou a presença de familiares, em especial ao irmão do Padre Carlito, Valter. Recordou o apoio de pessoas próximas ao Pe. Carlito, como a leiga consagrada Maria de Lourdes Medeiros e os padres William Mariotto e Guilherme Franco, descrevendo-os como “filhos espirituais” que ele ajudou a formar.
O bispo diocesano enfatizou a fé na ressurreição e na vida eterna,relembrou as qualidades do Pe. Carlito como um sacerdote “bom e generoso”, cuja vida foi um exemplo de fé e dedicação aos ensinamentos do Evangelho. Destacou sua missão no Pará e o legado deixado na diocese, concluindo com uma oração de gratidão pela vida e ministério do Pe. Carlito, cujo amor pela Igreja de Santo André foi mutuamente retribuído: (leia a homilia completa, clicando aqui)
“Hoje, renovamos nossa gratidão a Deus por nos ter dado o Pe. Carlito, e ao Pe. Carlito por nos ter dado seu ministério presbiteral na Igreja de Santo André.”
O cortejo partiu para o Cemitério Jardim das Colinas, em São Bernardo do Campo, onde foi sepultado.
Desde o anúncio de seu falecimento nas redes sociais da diocese, muitos fiéis expressaram suas condolências e compartilharam memórias do querido padre:
Eliana Aparecida Ferro “Obrigado querido Padre Carlito pelos seus ensinamentos e dedicação, ficará para sempre em nossa memória e em nossos corações. Descanse em paz.”
Maria Auxiliadora Colpas “Padre Carlito, como dom Pedro mencionou, hoje o senhor está fazendo a sua Páscoa, vá com Deus e muita luz para o senhor, obrigada por tudo que fez por nós paroquianos do Baeta Neves (paróquia São José). Em cada detalhe da paróquia tem a sua digital, o senhor permanecerá nos corações de todos!”
Luiz Gonzaga Pedro de Alcântara “As nossas preces e o descanso eterno! Cumpriu com dedicação e distribuiu exemplos de uma vida missionária dedicada ao próximo! Homem de Deus e do povo! Alegria tê-lo conhecido e participado em suas missas!”
Biografia do Padre Carlito
Padre Carlito DallAgnese, nasceu no dia 21 de abril de 1936, na cidade de Guaporé, Estado do Rio Grande do Sul. Filho do Sr. Emílio Valentim Dall
Agnese e de Dona Ângela Girotto Dall`Agnese.
O Padre Carlito Dall`Agnese cursou o primeiro grau ainda no Rio Grande do Sul, na escola municipal da cidade, concluindo seus estudos no Estado de São Paulo. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário João XXIII, tendo sido laureado pela Universidade de Mogi das Cruzes, podendo desta forma lecionar doze disciplinas, dentre as quais, psicologia, português e matemática. É também formado em Música, sendo regente e compositor, tendo regido o coral no Seminário de Guaporé, da Matriz e da Catedral de Santo André, por longos anos.
Despertou sua vocação para o sacerdócio, através da educação familiar e de um fato acontecido com seu pai, o Sr. Emílio também foi seminarista, e o Padre Róis, um líder espiritual da paróquia, vaticinou ao Sr. Emílio: “Você não será padre, mas um filho seu assim será.” Diante deste fato e mais educação familiar despertou no filho Carlito a vocação sacerdotal.
Foi ordenado em 17 de fevereiro de 1963, no Bairro Ipiranga, neste estado, e designado para iniciar seus trabalhos sacerdotais na Igreja Nossa Senhora da Paz, em São Paulo. Posteriormente veio trabalhar na Matriz de Santo André, indo em seguida para Porto Alegre onde teve a honra de trabalhar com o Cardeal Dom Vicente Scherer, como vigário, passando a lecionar no seminário gaúcho de Gravataí para 152 seminaristas.
Após esta experiência voltou a ser designado para exercer o sacerdócio novamente em São Paulo, mais precisamente na Igreja Santo Antônio, na linda Praça do Patriarca, onde ficou o ano de 1.971, sendo neste ano designado para trabalhar na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, onde participou junto com a comunidade local, do início da construção da quadra de esportes localizada atrás da igreja. Posteriormente foi transferido para a Igreja Candelária, em São Caetano do Sul, permanecendo na cidade vizinha pelo período de um ano e meio, tendo em 1.977, assumido a Catedral de Santo André, ficando ali até 1.984, quando foi trabalhar por dois anos nas missões no longínquo Estado do Pará, mais precisamente na Estrada Santarém-Cuiabá, estrada com 664 km. de extensão, além da Serra do Cachimbo. Após este período, voltou para nosso Estado, e se encontrava debilitado pelas andanças naquele Estado.
Em 1985 retornou para o nosso Estado, novamente para São Bernardo do Campo, com a incumbência de comandar a Paróquia São José, no populoso e progressista bairro de Vila Baeta Neves, substituindo o Monsenhor Padre Luiz Ravazio, o qual substituiu o saudoso Cônego Lázaro Equini. Permaneceu à frente da igreja no Baeta Neves por 30 anos, quando teve sua emeritude aceita em maio de 2015
O Padre Carlito Dall`Agnese desenvolveu no Bairro Baeta Neves um trabalho de grande relevância junto à comunidade. Comandou a construção do salão paroquial, a reforma de toda a igreja, cercando e cobrindo, para as realizações das quermesses e outros eventos no pátio lateral da igreja.
Sua caminhada sacerdotal também rendeu bons frutos à Igreja com os atuais Pe. Boris Augustin (Arquidiocese de São Paulo), Pe. William Mariotto e Pe. Guilherme Franco (ambos da Diocese de Santo André), que através do convívio com ele despertaram o desejo de se tornarem sacerdotes.
Mesmo emérito continuou a atuar ativamente na região do Alto da Serra (Riacho Grande), com a evangelização, transmitindo preciosos ensinamentos da moral cristã, o que permite uma formação arraigada em bases sólidas na comunidade que ali reside.
No dia 18 de fevereiro de 2023 completou 60 anos de sacerdócio, com uma linda celebração na Paróquia São José, ao lado do nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que celebrava 45 anos de ordenação presbiteral.
O Padre Carlito foi uma pessoa incansável, aquela que não deixava para amanhã o que pode ser feito hoje e que não conseguia ficar parado descansando, possuía um raciocínio rápido e atual, fruto dos muitos livros sobre fé e religião.