Celebrando a unidade de Corpus Christi, Forania de Mauá reúne mais de 6 mil fiéis na Avenida Portugal

Na manhã da Solenidade de Corpus Christi, mais de 6 mil fiéis da Forania de Mauá se reuniram na Avenida Portugal para um dia especial. As ruas de Mauá se transformaram em caminhos de fé, com todas doze paróquias e suas comunidades participando da procissão, que saiu de três pontos diferentes da cidade, culminando na Avenida Portugal ornamentada com tapetes coloridos, confeccionados pela juventude.

O bispo de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou a missa junto com os padres da Forania Mauá, em um momento marcado pela fé e pela participação ativa do povo.

Dom Pedro iniciou sua homilia destacando a beleza da assembleia reunida em Mauá, agradecendo a todos que contribuíram para a realização deste dia. Ele ressaltou a importância de agradecer a Deus por permitir a celebração da fé em Jesus presente na Eucaristia, especialmente lembrando a instituição da Eucaristia na Quinta-Feira Santa.

Ele explicou que a Eucaristia é o maior sinal da Aliança de Deus com a humanidade, enfatizando que a nova aliança é selada pelo sangue de Cristo, o próprio Filho de Deus. Na sequência,  refletiu sobre a importância do relato da instituição da Eucaristia no Evangelho, destacando:

“Imaginem vocês se não tivesse no Evangelho o relato da instituição da Eucaristia, se não tivesse esse texto no qual Jesus toma o pão, toma o vinho, diz Este é meu corpo e é meu sangue. Imagina se tivesse só o relato da Paixão de Jesus lá no Calvário, morrendo naquela tragédia, naquele aquela situação horrível de sofrimento. Jesus explica para nós o sentido da sua paixão e morte, quando Ele institui a Santa Eucaristia.”

Ele ressaltou a importância de celebrar a Eucaristia:

“O cristão que não celebra a Eucaristia desobedece Jesus, porque Ele quer que nós celebremos a aliança de amor entre Deus e a humanidade através da Eucaristia. Por isso, nós, cristãos católicos, neste dia, nos reunimos nesta assembleia bonita, preparada com carinho, esse tapete tão bonito, simbolizando o carinho nosso para com a Eucaristia.”

Por fim, o bispo enfatizou a Eucaristia como fonte de comunhão e vida solidária. Ele destacou que a celebração eucarística requer um compromisso com a unidade e solidariedade, afirmando:

“A Eucaristia é fonte de comunhão. Deus se une à humanidade em Jesus Cristo. Nós devemos viver unidos.”

Dom Pedro concluiu incentivando os presentes a praticarem pequenos atos de solidariedade no dia a dia, lembrando que a Eucaristia nos faz um povo solidário e fraterno. Ele enfatizou que a Eucaristia nos fortalece e nos prepara para a vida eterna, afirmando:

“A Eucaristia é fonte de comunhão. Deus se une à humanidade em Jesus Cristo. Nós devemos vivermos unidos, não podemos dar espaço no nosso coração, na nossa vida, nas nossas famílias, na nossa sociedade, para a divisão. O cristão que comunga, que recebe Jesus, está comprometido a trabalhar pela união, pela comunhão. Na Eucaristia nós teremos a maior prova de solidariedade que existe no mundo. Jesus Santo, puro, Ele entrega a vida pelos pecadores. Ele dá a sua vida.”

Após a comunhão, Dom Pedro expôs Jesus Eucarístico no ostensório e percorreu os tapetes confeccionados pelos jovens das doze paróquias, sendo acompanhado pela multidão. Foi um momento muito emocionante. Ao retornar, nosso bispo, junto aos padres, realizou um momento de adoração eucarística, pedindo a bênção a todas as comunidades que, unidas, celebram o dom recebido de Deus.

O vigário forâneo de Mauá, Padre José Aparecido Cassiano, expressou seu agradecimento ao povo de Deus das paróquias locais pela demonstração de comunhão e amor durante a Missa, além de reconhecer o trabalho da equipe que organizou a celebração. Ele também agradeceu a Dom Pedro pelo pastoreio, aos padres pelo apoio, e à Prefeitura Municipal de Mauá pela estrutura fornecida, encerrando com uma bênção a todos os envolvidos.

Ao dar a bênção final, Dom Pedro parabenizou a Forania de Mauá pela organização e realização da bela Santa Missa. Ele desejou que Deus abençoasse a todos e que, através da Virgem Maria, cada um levasse para casa a bênção recebida na Eucaristia, e finalizou entoando: “Dai-nos a Bênção, Ó Mãe Querida.”

Fátima Sufi, presente na avenida, descreveu o momento como “lindo e emocionante”. Suely Dias de Souza também expressou sua gratidão por participar desse momento significativo.

As foranias de São Bernardo do Campo Anchieta, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também para celebrar Corpus Christi, trazendo a importância de estar em comunhão e unidade centrado no Corpo e Sangue de Cristo.

A celebração reforça a ideia de que, através do Sacrifício Eucarístico, todos se tornam parte do mesmo Corpo de Cristo, a Igreja, reunida em torno do altar, reflete essa unidade.

Veja as fotos, clicando aqui.