No dia 2 de junho, a Paróquia São Judas Tadeu, situada na Forania São Bernardo Rudge Ramos, celebrou a posse do novo pároco, Padre Felipe Cosme Sobrinho. A cerimônia foi conduzida pelo vigário geral da diocese, Padre Joel Nery, que atuou como delegado enviado pelo bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Teve início com a leitura do Decreto de Nomeação, realizada pelo Padre Dayvid da Silva. Estiveram presentes também o Padre Paulo Borges Morais, CSS, e diversos membros da matriz paroquial da comunidade Nossa Senhora Aparecida, que se reuniram para dar as boas-vindas ao novo pároco.
Diante do vigário geral, o novo pároco realizou sua Profissão de Fé, seguindo a disciplina eclesiástica e destacando a importância da lealdade à doutrina e ao serviço comunitário. Padre Felipe aproximou-se do Padre Joel para receber o Evangeliário, simbolizando seu compromisso de proclamar a Palavra de Deus. Ao entregar o livro sagrado, Padre Joel ressaltou a importância de viver, ensinar e praticar os ensinamentos do Evangelho.
Em sua homilia, Padre Joel Nery destacou a importância da celebração do domingo como um dia de descanso e santificação. Ele mencionou que “celebrar o domingo é guardar como da tradição judaica” e que essa tradição foi transformada por Jesus para o Dia do Senhor. Ressaltou que “a dignidade da vida tem que ser respeitada sempre” e que o descanso é um elemento necessário para a dignidade humana. Padre Joel também lembrou que “viver e seguir Jesus é aprender a transformar e resgatar princípios” e que a comunidade deve estar aberta para acolher as novidades trazidas pelo novo pároco.
Padre Joel enfatizou a necessidade de colaboração e abertura entre a comunidade e o novo pároco:
“Não sejamos ferrenhos defensores das nossas rígidas normas e preceitos; estejamos abertos, comunidade, para acolher a novidade, pároco, para acolher a novidade.”
Ele destacou que a função do pároco é administrar não só os sacramentos, mas também a vida econômica e administrativa da comunidade:
“Recebam de coração aberto, como eu dizia para o padre também: Padre, esteja de coração aberto e, com certeza, estarão de corações abertos para te acolher.”
Dando continuidade ao rito de posse, Padre Felipe recebeu símbolos significativos de sua missão: as chaves da Igreja, do Sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Cada um destes representa aspectos essenciais de sua responsabilidade pastoral, desde o cuidado com a casa de Deus até a administração dos sacramentos.
O momento terminou com o Juramento de Fidelidade do novo pároco, um compromisso solene perante o delegado enviado pelo bispo e a assembleia. Ele foi empossado pároco, recebendo um abraço do Padre Joel e aplausos da comunidade. A comunidade acolheu seu novo pároco com entusiasmo e palavras calorosas. A partir daquele momento, ele estava entre eles, seria membro de cada família da paróquia e compartilharia todos os sofrimentos e alegrias. Ao receber a convocação de Dom Pedro, em virtude da obediência, Padre Felipe ofereceu seu consentimento ao chamado, demonstrando total obediência à Igreja.
Padre Felipe expressou sua gratidão e alegria. Agradeceu primeiramente a Jesus por aquele dia, aos presentes, mencionou que, conforme a promessa de Jesus no Evangelho, ele ganhava mais filhos, pais, mães, irmãos e missão. Chegando à nova paróquia, procurava, de coração aberto, continuar a história daquela comunidade. Pediu que abrissem seus corações para acolhê-lo e disse que daria o melhor de si para ser a presença de Jesus no meio deles. Concluiu dizendo que iriam juntos, sob a proteção de São Judas e Nossa Senhora Aparecida, ressaltando a importância do diálogo para que tudo desse certo.