Na sexta-feira, 16 de agosto, a Capela Santo Expedito, pertencente à Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra, aconteceu a dedicação do Altar, a Benção do Ambão e do Sacrário. A Santa Missa com os ritos de dedicação, foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, e concelebrada pelo pároco Pe. Ernane Pereira Marinho, SIA, e o vigário Padre Ronaldo Teles da Cruz, com a presença do diácono Vagner Monteiro da Silva.
Antes da Liturgia da Palavra, Dom Pedro abençoou o novo ambão, ressaltando a importância de buscar a Palavra de Deus diariamente na vida cristã. Durante a homilia, Dom Pedro refletiu sobre o significado profundo do altar e do ambão para a comunidade:
“Este altar dedicado e este ambão, onde se proclama a Palavra de Deus, são sinais do nosso amor e fé em Deus. É aqui que a comunidade se reúne para viver sua fé e se fortalecer para levar o Evangelho ao mundo.”
Dom Pedro destacou ainda o altar como um símbolo central de reconciliação entre Deus e a humanidade:
“No altar, celebramos o Santo Sacrifício do Calvário, onde Cristo nos une a Deus, reconciliando-nos com Ele. A cada Eucaristia, renovamos este sacrifício, que nos fortalece como filhos de Deus e nos convida à união e à reconciliação.”
Ele finalizou ressaltando a importância da pureza e da reconciliação como preparativos essenciais para se aproximar do altar:
“O altar é um lugar de encontro com Deus, onde precisamos estar reconciliados com nossos irmãos. Que esta celebração nos inspire a crescer no amor e a espalhar o perfume de Cristo em nossas vidas e no mundo.”
Após a homilia, deu-se início ao rito de dedicação do altar com a invocação dos Santos com a Ladainha de Todos os Santos, a unção do altar com o Santo Óleo do Crisma, o incensamento, e, por fim, o revestimento e a iluminação do altar. Além disso, Dom Pedro abençoou o novo sacrário, onde o Santíssimo Sacramento será guardado, destacando a importância deste espaço sagrado para a vida de oração e adoração da comunidade.
A celebração também foi marcada pelos 50 anos de vida religiosa consagrada da Irmã Maria Reni, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei. Em um momento de emoção, a irmã expressou sua gratidão pelo carinho recebido da comunidade ao longo de sua jornada.
Ao final da noite, Padre Ernani Marinho, emocionado, agradeceu à comunidade pela presença e pelo amor demonstrado na preparação e participação na celebração. Ele destacou a alegria de ver a comunidade reunida com tanto amor e esforço, e expressou o desejo de que todos continuem a caminhar juntos, fortalecidos na fé e na unidade.