No dia 10 de agosto, a Paróquia São José Operário, em Santo André, celebrou São Lourenço, diácono e mártir, padroeiro dos diáconos. A missa foi concelebrada pelo pároco Padre Vagner Franzini e contou com a presença significativa dos diáconos permanentes da diocese, acompanhados de seus familiares. O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a celebração.

Em sua homilia, Dom Pedro refletiu sobre o exemplo de São Lourenço e o papel vital dos diáconos na Igreja. Ele destacou que “toda vez que fazemos memória de um mártir, somos convidados a refletir sobre nosso agir cristão e a nossa fé no Cristo. Jesus, mártir dos mártires, foi o primeiro a viver o martírio e mostrar que quem ‘faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna’.” O bispo enfatizou que defender a vida com a própria vida é um gesto extremo de amor ao próximo e que aqueles que se doam ao próximo ganham a vida perante Deus.

Dom Pedro também mencionou a importância de cultivar o bem em nossos corações e ações, dizendo:

“Quanto mais fizermos o bem aos nossos semelhantes, mais vidas serão preservadas e assim nos tornaremos grandes diante de Deus. As nossas ações revelam o que vai dentro de nosso coração.” (leia a homilia completa, clicando aqui)

Ele encorajou os diáconos a seguirem o exemplo de São Lourenço, fazendo de suas vidas uma constante doação, como sementes que, ao serem plantadas, germinam e multiplicam.

Ao final da celebração, o Diácono Marcelo Cavinato, coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes, expressou sua gratidão a todos os presentes. Ele destacou a importância do apoio das famílias no ministério dos diáconos e reforçou o compromisso com o serviço à caridade e à Igreja:

“Agradecemos pelo nosso ministério, por nossas vidas, por nossas famílias. Sem o apoio delas, não conseguiríamos. Nosso Grande ABC demanda muito serviço, e temos a obrigação de trabalhar pela caridade e pelo serviço. Que Deus nos abençoe com uma união fraterna, para que possamos ajudar uns aos outros e estar sempre unidos ao nosso bispo na fé.”

A celebração marcou não apenas a festa de São Lourenço, mas também o reconhecimento e a valorização do papel dos diáconos permanentes na Diocese de Santo André, que seguem o exemplo do santo diácono em sua dedicação e serviço à Igreja e à comunidade.