Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra 60 Anos do Instituto das Irmãs de Maria de Banneux e Primeira Eucaristia de 21 crianças

Na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, foi momento de celebrar os 60 anos do Instituto das Irmãs de Maria de Banneux, em São Bernardo do Campo. A instituição, que se dedica ao cuidado e à educação de crianças carentes, realizou uma Santa Missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano. A celebração, que contou com a presença dos padres Caue Ribeiro Fogaça e Paulo Henrique Borges, foi marcada especialmente quando 21 crianças renovaram sua profissão de fé e receberam a Primeira Eucaristia pelas mãos do bispo.

Durante a homilia, Dom Pedro refletiu sobre o exemplo de Maria, Mãe de Jesus, e sua dedicação ao próximo. Ele destacou como Maria, mesmo diante das dificuldades, sempre pensava nos outros, mostrando o caminho da verdadeira caridade e amor ao próximo:

“Maria foi uma mãe que, mesmo diante das dificuldades, sempre pensou nos outros, mostrando-nos o caminho da verdadeira caridade.”

Dom Pedro também comparou a vida a uma grande competição, onde cada dia é um desafio a ser vencido com fé e perseverança:

“A nossa vida é como uma Olimpíada. Cada dia é uma nova prova, onde precisamos vencer o mal com o bem e buscar as medalhas de ouro que nos aproximam de Deus.”

Por fim, o bispo reforçou a importância da fé e da bondade como caminhos para se alcançar a verdadeira felicidade:

“Nós devemos vencer o mal fazendo o bem, sendo pessoas do bem e não do mal, porque o mal não tem futuro. A festa de hoje nos mostra que devemos buscar aquilo que é verdadeiro, aquilo que vem de Deus, que é paz, justiça e fraternidade.”

Seguindo a Liturgia Eucaristica, as 21 crianças presentes renovaram sua profissão de fé e, com grande emoção, receberam a Eucaristia pelas mãos do bispo diocesano.

Ao final da celebração, Dom Pedro expressou sua gratidão pelo trabalho dedicado das irmãs, que há décadas transformam vidas através da educação e do cuidado. Ele também dirigiu uma palavra especial às crianças:

“Vocês, crianças, que vocês possam crescer perseverantes no bem como Maria, nossa Mãe do Céu, que vela por todos nós, por cada um de vocês.”

Dom Pedro concluiu a celebração destacando a importância dos 60 anos de história do Instituto das Irmãs de Maria de Banneux e agradecendo às religiosas que se dedicam incansavelmente à missão de educar e cuidar dos mais necessitados, e também reforçou a importância da fé e da educação na formação de uma nova geração comprometida com o bem e a justiça.

Sobre a Congregação

A ideia da Congregação das Irmãs de Maria de Banneux surgiu da devoção do padre Aloysius Schwartz, que nasceu em 1930, na capital norte-americana, Washington. Ele ordenou-se na Bélgica, onde se tornou devoto da Virgem de Banneux, também conhecida como a Virgem dos Pobres. Por essa razão, decidiu dedicar-se aos mais necessitados.

Padre Schwartz seguiu para a Coreia, devastada no período pós-guerra que dividiu o país na segunda metade da década de 1950. Lá, organizou uma Legião de Maria para dar assistência aos pobres, fundando ainda as primeiras Vilas das Crianças.

Em 1964, finalmente estruturou a Congregação, em 15 de agosto do mesmo ano. Depois, partiu para as Filipinas e expandiu sua obra para outros países, entre os quais o México. A Congregação das Irmãs de Maria de Banneux atua no Brasil desde 2002, começando em Santa Maria, região do Distrito Federal. Em São Bernardo, na Diocese de Santo André, iniciou os trabalhos em 2009.

Veja o álbum completo, clicando aqui.

Compartilhe:

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral