Neste dia 2 de agosto, em que celebramos o Perdão de Assis, a Província São Francisco de Assis da Ordem dos Frades Franciscanos Conventuais lamenta profundamente a partida de Frei Roberto Ludovico Tóttoli, OFM Conv. Ao mesmo tempo, nos amparamos na esperança e misericórdia que este dia nos traz, rezando pelo descanso eterno deste dedicado servo.
Em meu nome e de toda a Diocese de Santo André, expressamos nosso pesar pelo falecimento deste querido irmão e presbítero, que foi chamado à casa do Pai na madrugada de hoje, após um período de enfermidade. À Província São Francisco de Assis, aos familiares e amigos, estendemos nosso carinho e solidariedade.
Frei Roberto serviu com dedicação em todas as missões a ele confiadas. Nos anos 70, sob sua liderança, foi concluída a construção, do hoje, Santuário Senhor do Bonfim. Em 1983, assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Aparecidinha, onde deu continuidade ao trabalho pastoral e finalizou uma reforma já em andamento. De 1986 a 1988, foi provincial da Ordem dos Frades Franciscanos Conventuais. Esses são apenas alguns exemplos de sua incansável dedicação a Deus e aos irmãos e tudo isso, sempre vivendo o carisma franciscano.
Unamo-nos em oração, pedindo a Deus que conforte a todos, pois só Ele, em Sua infinita sabedoria, guia nossas vidas! Através da fé, Ele nos dá esperança na vida eterna e nos consola em todas as nossas aflições até o dia em que não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. (cf. Ap 21,4)
Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e que brilhe para ele a Vossa luz eterna!
Santo André 2 de agosto de 2024
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo da Diocese de Santo André