Diocese de Santo André

Paróquia Jesus de Nazaré celebra votos perpétuos da Irmã Marlene Cabral

A Paróquia Jesus de Nazaré, no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, celebrou os votos perpétuos da Irmã Marlene Cabral, da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante. A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, no dia 4 de agosto, e concelebrada pelos padres Everton Gonçalves, Wilton Maximiliano Mota e Antônio Luiz de Araújo, com a presença do diácono Sandro Bermudes, da Madre Geral Rossella Bergna e das religiosas da congregação.

Na homilia, Dom Pedro destacou a importância de se buscar mais do que apenas o sustento material, enfatizando que “nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”. O bispo refletiu sobre a necessidade de acolher Jesus em nossas vidas, não apenas como uma figura histórica, mas como o alimento espiritual capaz de saciar as mais profundas necessidades do ser humano. Ele relembrou que, assim como o povo de Israel no deserto, é comum que as pessoas busquem soluções imediatas para suas carências, mas Jesus oferece algo muito maior: “Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste Pão, viverá para sempre.”

Dom Pedro também abordou o contexto atual da sociedade, marcado por um consumismo desenfreado, onde muitas pessoas acreditam que a felicidade está no acúmulo de bens materiais: 

“Jesus é capaz de oferecer uma vida plena e eterna, que transcende as preocupações imediatas. Precisamos entender que não se vive apenas de pão, mas de toda palavra que vem de Deus. A verdadeira satisfação e plenitude não estão no que possuímos, mas em acolher Jesus com fé, não apenas como uma solução para necessidades temporais, mas como a fonte de vida eterna.” 

O bispo enfatizou ainda a necessidade de uma mudança de mentalidade e coração para verdadeiramente experimentar a plenitude que Cristo oferece.

Por fim, Dom Pedro fez uma menção especial aos votos perpétuos da Irmã Marlene, ressaltando a importância dos diversos carismas na vida da Igreja e expressou sua gratidão por todos aqueles que dedicam suas vidas ao serviço de Deus:

 “Irmã Marlene, assim como outros religiosos e religiosas, nos ensina que a vida consagrada é uma resposta de amor a Cristo, vivendo em preparação, misericórdia e construção do Reino de Deus.” 

Ele destacou que a dedicação das religiosas e religiosos são um exemplo vivo de entrega e compromisso, e concluiu sua homilia convidando todos os fiéis a valorizar e apoiar as vocações religiosas em sua missão na Igreja.

Após a homilia, diante do bispo diocesano, Irmã Marlene fez a sua profissão perpétua e prostrou-se ao chão enquanto entoava a Ladainha de Todos os Santos, simbolizando a entrega total de sua vida a Deus. Em seguida, leu a fórmula da profissão perpétua e a assinou, juntamente com Dom Pedro e a Madre Geral. Dom Pedro O bispo concedeu a bênção de consagração, pedindo a Deus que a guie e fortaleça em sua missão, entregando o anel, símbolo do seu matrimônio espiritual com Cristo e de sua fidelidade a Ele.

A madre gGeral acolheu a Irmã Marlene e disse que a caminhada constante na presença de Deus é essencial para alcançar a santidade. Ela mencionou que essa jornada deve ser marcada por misericórdia e amor, assim como o Coração de Cristo que se entregou por nós, e expressou sua alegria por essa nova etapa e o compromisso assumido da Irmã.

No final da celebração, Dom Pedro dirigiu-se à Madre Geral, agradecendo por todo o trabalho que a congregação realiza no Centro de Formação Profissional Pe. Leo Commissari, e reiterou o papel vital das congregações religiosas na construção de uma sociedade mais justa e solidária, pautada pelos ensinamentos de Cristo.

Veja o álbum completo, clicando aqui.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba