NOTA DE PESAR
Falecimento do Seminarista Eduardo Barbosa Pereira
“A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá…porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si.
Provou-os como se prova o ouro na fornalha e aceitou-os como ofertas de holocausto” (Sb 3, 1 -6)
Com imensa tristeza recebemos a notícia do falecimento do nosso seminarista Eduardo Barbosa Pereira. Ele estava terminando o quarto ano de teologia. Uma grande perda para nós. Diante deste fato doloroso, a partir de nossa fé, repetimos como Santa Marta, a irmã de Lázaro: “cremos Senhor que tu és a ressurreição e a vida e quem crer em ti não morrerá jamais”.
O mistério nos envolve e diante dele, em especial o mistério da dor e da morte, ficamos em silêncio. Só Deus sabe de todas as coisas e nós, não podemos ver nenhum acontecimento a não ser com o olhar de Deus que é Pai de bondade.
O Eduardo tinha todos os dons para se tornar um bom padre, sentia-se chamado por Jesus. Creio também, a partir dos contatos que tive com ele, que foi escolhido. Porém, misteriosamente seu itinerário foi interrompido quase no final. Ele se foi, com sua serenidade, humildade e entrega nas mãos de Deus, além da devoção a Maria Santíssima que, certamente, veio buscá-lo neste dia em que a Igreja comemora a sua natividade. Buscá-lo para conduzi-lo à vida que não tem fim.
O Eduardo se deixou conduzir por Deus no período de sua doença, da qual se tratava a alguns meses, sempre confiante e em oração, pois sabia que : “todos os que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8, 14). E agora já o é no dia da eternidade junto a Jesus a quem desejava estar unido no sacerdócio amando e servindo os irmãos. Que agora possa interceder por nós, especialmente pelos nossos seminários e os seis colegas seus que serão ordenados ainda este ano.
Toda a nossa Diocese, os formadores, incluindo minha pessoa, e os seminaristas principalmente, que o estimavam como irmão e amigo, estamos de luto. Pedimos a Deus que conforte sua família. Dai-lhe Senhor o descanso eterno e brilhe para ele vossa luz sem fim.
Descanse em Paz. Na Paz de Deus.
Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano de Santo André