Diocese de Santo André

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

NOTA DE PESAR

Falecimento do Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

“A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá…porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si.
Provou-os como se prova o ouro na fornalha e aceitou-os como ofertas de holocausto” (Sb 3, 1 -6)

Com imensa tristeza recebemos a notícia do falecimento do nosso seminarista Eduardo Barbosa Pereira. Ele estava terminando o quarto ano de teologia. Uma grande perda para nós. Diante deste fato doloroso, a partir de nossa fé, repetimos como Santa Marta, a irmã de Lázaro: “cremos Senhor que tu és a ressurreição e a vida e quem crer em ti não morrerá jamais”.

O mistério nos envolve e diante dele, em especial o mistério da dor e da morte, ficamos em silêncio. Só Deus sabe de todas as coisas e nós, não podemos ver nenhum acontecimento a não ser com o olhar de Deus que é Pai de bondade.

O Eduardo tinha todos os dons para se tornar um bom padre, sentia-se chamado por Jesus. Creio também, a partir dos contatos que tive com ele,  que foi escolhido. Porém,  misteriosamente seu itinerário foi interrompido quase no final. Ele se foi, com sua serenidade, humildade e entrega nas mãos de Deus, além da devoção a Maria Santíssima que, certamente, veio buscá-lo neste dia em que a Igreja comemora a sua natividade. Buscá-lo para conduzi-lo  à vida que não tem fim.

O Eduardo se deixou conduzir por Deus no período de sua doença, da qual se tratava a alguns meses, sempre confiante e em oração, pois sabia que : “todos os que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8, 14). E agora já o é no dia da eternidade junto a Jesus a quem desejava estar unido no sacerdócio amando e servindo os irmãos. Que agora possa interceder por nós, especialmente pelos nossos seminários e os seis colegas seus que serão ordenados ainda este ano.

Toda a nossa Diocese, os formadores, incluindo minha pessoa, e os seminaristas principalmente, que o estimavam como irmão e amigo, estamos de luto. Pedimos a Deus que conforte sua família. Dai-lhe Senhor o descanso eterno e brilhe para ele vossa luz sem fim.

Descanse em Paz. Na Paz de Deus.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano de Santo André

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas