Do dia 17 a 20 de setembro de 2024, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, interior de São Paulo, aconteceu o Retiro Anual dos Presbíteros da Diocese de Santo André. O pregador do retiro foi Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, doutorando em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
O tema proposto para o retiro foi “O Padre: Discípulo de Cristo”, temática proposta em diversos documentos da Igreja. Atualmente, há o perigo para os ministros ordenadores de serem padres que se limitam a exercem as funções previstas pelo ministério, descolando-se do necessário seguimento a Cristo, característica comum a todos os batizados. Assim, se faz necessário retornar ao primeiro amor, reavaliando as motivações que levaram a entrega e a doação total de vida através do sagrado ofício. O retiro é o tempo oportuno de ida ao deserto, no silêncio, para encontrar-se com Deus, renovando a intimidade com Ele e reforçando a própria identidade, como filhos amados do Senhor.
O discípulo é aquele que segue e aquele que aprende, envolvendo a pessoa em sua integralidade. O discipulado é consequência do encontro, da conversão e da comunhão com o Senhor, que necessariamente levam o discípulo para a missão, anunciando a todos a Palavra do Senhor. Embora a fadiga, os medos e desafios possam abater-se sobre o presbítero, a vivência integral do ministério, tendo Cristo como sentido para a prática presbiteral deve reanimar as forças para a continuidade da missão.
Além das colocações do pregador, o retiro foi marcado pela oração da Liturgia das Horas, das Celebrações Eucarísticas, momentos de espiritualidade, como Adoração Eucarística, Celebração Espiritual e Momento Mariano, além das refeições, momentos que marcam a fraternidade presbiteral.
Na missa de encerramento do retiro, presidida por Dom Pedro, o bispo expressou sua alegria pela expressiva presença dos presbíteros diocesanos e religiosos, afirmando também as graças recebidas a partir deste encontro do presbitério. Além disso, inspirado pela Palavra de Deus, o bispo explicitou como o seguimento a Jesus deve aumentar a nossa fé na Ressurreição, fundamento de toda a pregação cristã.
Texto de: Padre Gustavo Laureano Pinto