Diocese de Santo André

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

No último dia 30 de novembro, a Paróquia Santo André, Matriz de Santo André, carinhosamente conhecida como “Matriz Rosa”, reuniu fiéis de todas as dez foranias da Diocese de Santo André para celebrar o dia do padroeiro, Santo André Apóstolo. A Santa Missa foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, e contou com a presença de grande parte do clero diocesano.

Em sua homilia, Dom Pedro destacou a missão de Santo André como apóstolo, ressaltando a importância da escuta e da transmissão da Palavra de Deus. O bispo refletiu sobre o papel de cada cristão no anúncio do Evangelho, inspirando a todos a serem, como André, instrumentos de evangelização.

“Celebrar Santo André é celebrar a nossa vocação missionária. Assim como ele levou até Jesus o menino com os pães e os peixes, também somos chamados a levar ao Senhor nossas vidas, contribuindo para a missão de alimentar, espiritualmente e fisicamente, nossos irmãos. Santo André foi um homem da escuta e do testemunho, um verdadeiro exemplo de obediência e serviço ao Mestre. Nós, como Igreja, precisamos ser essa comunidade apostólica que vive e transmite a mensagem de Cristo através da palavra e, principalmente, dos gestos concretos de amor e de promoção da dignidade humana.”

O bispo diocesano enfatizou a importância do trabalho pastoral na vida da Igreja, destacando que a missão de Santo André é um exemplo para todos os batizados. Ele mencionou que, assim como Santo André foi enviado por Jesus para pregar a Palavra, também nós somos chamados a dar continuidade à missão evangelizadora, cada um com seus dons e talentos:

“A evangelização deve ser acompanhada de sinais de promoção da dignidade humana, e, por isso, nossa Igreja tem o compromisso não apenas de anunciar o Evangelho, mas também de colaborar para que a vida das pessoas seja digna, conforme o projeto de Deus.”

Dom Pedro ressaltou que é por essa razão que o Vicariato Episcopal para a Caridade Social foi instituído há 5 anos atrás, sinalizando a preocupação da diocese com uma evangelização que também promova a pessoa humana. Além disso, ele reforçou que todo o trabalho pastoral deve ser orientado para a comunhão, em unidade com a missão da Igreja, para que a evangelização seja eficaz e plena.

Após a homilia, Padre José Aparecido Cassiano, coordenador da Pastoral Presbiteral, recebeu em nome de todos os padres um presente especial de Dom Pedro: a bênção apostólica concedida pelo Papa Francisco aos presbíteros e diáconos da diocese, um gesto de reconhecimento pelo serviço e dedicação do clero diocesano.

Durante a celebração, também foi entregue aos representantes paroquiais do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) e CAEP (Conselho Administrativo e Econômico Paroquial), além dos coordenadores diocesanos de pastoral, o Estatuto e as Orientações dos Conselhos Pastorais e Administrativos, que foram revisados, reafirmando o compromisso da diocese com a organização pastoral e a missão evangelizadora.

Dom Pedro também aproveitou o momento para agradecer os vigários forâneos que concluírão sua missão neste final de ano e apresentou os novos vigários forâneos que assumirão em 2025, comçando pela reeelição do Vigário Episcopal para Coordenação Pastoral, Padre Everto Gonçalves Costa.

Os novos vigários forâneos serão:

  • Padre Ademir Santos de Oliveira, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, que assume a Forania Santo André Centro.
  • Padre Cícero Soares da Silva Neto, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, à frente da Forania Santo André Leste.
  • Padre Cláudio Pereira Santos, pároco da Paróquia São João Batista, para a Forania Santo André Utinga.
  • Padre Rogério Duarte Irmão, pároco da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande, para a Forania São Bernardo do Campo Anchieta.
  • Padre Jean Rafael Eugênio Barros, pároco da Paróquia São José, que assume a Forania São Bernardo do Campo Centro.
  • Padre Guilherme Franco Octaviano, pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, para a Forania São Bernardo do Campo Rudge Ramos.
  • Padre Nelson Rosselli Filho, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, para a Forania São Caetano do Sul.
  • Padre Rafael Capelato, pároco da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, para a Forania Diadema.
  • Padre Josemar Inácio da Rocha, administrador paroquial da Paróquia São João Batista, para a Forania Mauá.
  • Padre Hamilton Gomes do Nascimento, pároco da Paróquia São José, para Forania de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No final da celebração, o bispo diocesano abençoou os fiéis com a relíquia de Santo André, e pediu a a bênção do padroeiro para que continue fortalecendo a caminhada da Diocese de Santo André, inspirando-nos no amor e no serviço ao próximo.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão