No dia 24 de novembro, na Solenidade da Festa de Cristo Rei, aconteceu a Jornada Diocesana da Juventude, que teve início na Avenida Portugal e Mauá, reunindo jovens das dez foranias da Diocese de Santo André, com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, do assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Dayvid da Silva, do reitor e pároco do Santuário Imaculada Conceição, Padre Claudio Tafarello, e do Padre Gustavo Laureano, administrador paroquial da Paróquia Menino Jesus, de São Bernardo do Campo.
Dom Pedro, antes de dar início à procissão, dirigiu algumas palavras à juventude reunida, expressando a alegria de estar junto a eles e ressaltando a importância dos jovens para a vida da Igreja. Padre Dayvid, então, iniciou o momento com uma oração, e todos seguiram em procissão pelas ruas da cidade.
Durante o percurso, a juventude louvou e rezou, mostrando a força da fé e o entusiasmo dos jovens católicos. Ao chegarem ao Santuário Imaculada Conceição, o seminarista Bruno Xavier Biazutti compartilhou um pouco sobre a vida do Beato Carlo Acutis, cuja imagem acompanhou os jovens em toda a caminhada. O beato, que será canonizado no dia 25 de abril de 2025, foi lembrado como um exemplo de fé e compromisso com a evangelização, especialmente junto à juventude.
Os jovens, então, prepararam-se para celebrar a Santa Missa, presidida por Dom Pedro, que, em sua homilia, falou sobre o significado da Solenidade de Cristo Rei:
“Queridos irmãos e irmãs, que alegria podermos estar aqui celebrando essa Santa Missa na Solenidade de Cristo Rei, Cristo, Rei do Universo. No último ano, no último dia do ano litúrgico, a Igreja nos coloca essa solenidade que indica o fim da história e a realização de todo o projeto de Deus. Cristo Rei, o seu Reino completado e entregue ao Pai.”
Dom Pedro destacou a importância do Reino de Deus e explicou que o Reino não é um local físico, mas um modo de vida, onde a lei maior é o amor e o serviço:
“Jesus proclamou o início do Reino e chamou as pessoas para entrar nesse reino. Você pode entrar no reino, precisa sintonizar-se, entrar. E depois que você entrou, você não quer sair mais, porque é a melhor coisa que existe. É onde o ser humano encontra a sua realização.”
A homilia de Dom Pedro enfatizou que o Reino de Cristo é diferente dos reinos deste mundo, que são baseados na força, violência e poder. O Reino de Jesus é fundamentado no amor, na verdade e na justiça:
“O meu reino não é deste mundo. Meu reino é de outro tipo. Ele é rei onde há verdade, amor, vida. Jesus diz: Eu vim dar testemunho da verdade. E só o amor é verdadeiro. O amor é a manifestação de Deus.”
A celebração seguiu com um clima de muita alegria e participação dos jovens, que, segundo Dom Pedro, são fundamentais para o crescimento do Reino de Deus:
“Os jovens têm essa característica bonita: faça chuva, faça sol, estão animados, topam os desafios. Os jovens são alegres. E essa alegria, para nós cristãos, é a alegria de quem já pertence ao Reino de Cristo.”
Ao final da Missa, Padre Dayvid agradeceu a presença de Dom Pedro e dos jovens, reconhecendo o apoio do bispo e de todos os que se envolveram na Jornada Diocesana da Juventude. “Gostaria apenas de agradecer ao nosso bispo, Dom Pedro, por estar mais um ano aqui conosco, neste encontro do Bispo com a Juventude, nessa Jornada Diocesana da Juventude. Dom Pedro sempre manifesta um carinho muito grande pelos jovens aqui da nossa Diocese. Muito obrigado pelo seu pastoreio.”
Padre Claudio Tafarello, reitor do Santuário, também se dirigiu aos presentes, expressando a alegria de acolher o evento:
“Para nós, é uma grande satisfação abrir as portas do Santuário para a juventude da nossa diocese. Vocês trazem vida e esperança para a nossa Igreja. Sejam sempre bem-vindos!”
Junior Medeiros, coordenador diocesano do Setor Juventude, reforçou o sentimento de gratidão pelo trabalho realizado pelos jovens e pelos frutos que estão sendo colhidos:
“Nós queremos aqui também expressar o nosso agradecimento ao Padre Dayvid, que tem nos acompanhado há dois anos como assessor do Setor Juventude. Tem nos escutado, nos orientado e direcionado, e em dois anos estamos vendo os frutos dessa evangelização que a cada dia mais tem amadurecido com a graça de Deus.”
A Jornada Diocesana da Juventude na Solenidade de Cristo Rei demonstra o compromisso da juventude da Diocese de Santo André com a missão de viver e propagar o Reino de Deus. Que essa experiência fortaleça a caminhada dos jovens e os inspire a serem protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.