Diocese de Santo André

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

A Catedral Nossa Senhora do Carmo, casa mãe da Diocese de Santo André, celebrou o Natal do Senhor, na manhã do dia 25 de dezembro, em missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo pároco da catedral, Padre Joel Nery, e o vigário, Padre William Maia, que acolheram os presentes com alegria e gratidão.

Dom Pedro, em sua homilia, destacou três pontos fundamentais para o aprofundamento da fé cristã. Primeiramente, ele enfatizou o convite à alegria que a mensagem natalina traz:

“Alegrai-vos, o Senhor consolou o seu povo. Não caminhamos desamparados pelas estradas desta vida. Por mais difícil que seja a caminhada, não estamos sozinhos. O amor de Deus se manifesta em Jesus, um amor que nós não merecemos, mas que é gratuito e nos envolve completamente.”

Ele lembrou que, mesmo em tempos desafiadores, a luz de Cristo é fonte de consolo e esperança para todos.

No segundo ponto, Dom Pedro abordou a divindade de Jesus Cristo, reafirmando que:

“Jesus é muito mais do que um profeta ou um mestre. Ele é o Filho de Deus que se fez homem, Deus e homem verdadeiro. Deus se fez homem para que o ser humano se eleve até Ele, tornando-se semelhante a Ele. Ele nos purifica dos pecados, cancelando tudo o que nos separa de Deus e nos ajudando a sermos completos e realizados. Este é o grande mistério da Encarnação, uma obra do amor de Deus que quer salvar a todos.”

Por fim, o bispo refletiu sobre a rejeição de Jesus por muitos:

“Veio para os seus, mas os seus não o receberam. Recusar Jesus é recusar o próprio Deus. No entanto, quem o acolhe torna-se filho de Deus e participa de sua Glória Divina. Deus tem um projeto para nossa vida, que continua além da morte, e Ele é a suprema felicidade que todos buscamos. Acreditar em Jesus é aceitar o Reino de Deus, uma vida eterna que começa aqui e agora, quando abraçamos o mandamento do amor que gera justiça, fraternidade e paz, algo de que o mundo tanto necessita.”

Padre Joel, no final da celebração falou sobre a preparação para o Jubileu Ordinário, que, seguindo o exemplo da abertura oficial realizada pelo Papa Francisco em Roma, a Diocese de Santo André celebrará, no próximo domingo (29), a abertura diocesana deste ano jubilar. O momento solene começará às 10h, com uma peregrinção saindo da Paróquia Santo André, conhecida comoMatriz Rosa, até a catedral, onde às 11h, Dom Pedro presidirá a abertura oficial.

Dom Pedro concluiu com uma mensagem de esperança e gratidão, destacando que o Menino Jesus, renove em todos os corações a alegria e a paz. Ele convidou todos a acolherem a luz de Cristo e a espalharem o amor que Ele trouxe, desejando um Feliz e Santo Natal, pleno de graças e bênçãos para todas as famílias.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo