Diocese de Santo André

Com o lema das Bem-Aventuranças: Marco Ernandez e o Chamado para um ministério de amor e Solidariedade

No sábado, 22 de fevereiro, durante a Solenidade da Cátedra de São Pedro, a Diocese de Santo André celebrou a ordenação de Marco Antônio Ernandez ao diaconato permanente. Na Paróquia Senhor Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, a cerimônia teve início no salão paroquial, onde, diante do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na presença da família, padres, diáconos e seminaristas, o candidato proferiu o Juramento de Fidelidade e a Profissão de Fé, assumindo publicamente seu compromisso de viver segundo os ensinamentos do Senhor crucificado e ressuscitado.

Prosseguindo a celebração na igreja, onde, após a Liturgia da Palavra e a Proclamação do Evangelho, o nome de Marco Ernandez foi chamado. Em seguida, o Padre Pedro Teixeira, vice-diretor da Escola Diaconal, solicitou ao bispo que procedesse à ordenação para a função de diácono.

Dom Pedro em sua homilia, ressaltou que o verdadeiro ministério se fundamenta na solidariedade e na compaixão, convidando os fiéis a viverem o amor de Cristo no dia a dia e a se unirem na construção de um mundo mais justo e fraterno.

“Que a graça de Deus esteja no coração de todos! Hoje, nos alegramos ao receber este dom de Deus para nossa Igreja Diocesana: a vocação confirmada de Marco Ernandez para o serviço de diácono, imagem de Jesus Servidor – o Servo de Deus e servo dos irmãos, em especial dos pobres. Como diz a primeira leitura, em Jesus Cristo tivemos acesso à fé e à esperança que não decepciona; é somente por meio delas que se assume este ministério, respondendo com um ‘sim’ que se renova a cada dia.”

O bispo continuou refletindo sobre as bem-aventuranças, enfatizando o chamado à humildade e ao serviço:

“O Evangelho, ao revelar as Bem-aventuranças, nos ensina que a verdadeira felicidade não se mede pelos bens ou pela fama, mas pelo amor compartilhado e pela solidariedade com o próximo. Que os humildes, com um coração de pobre, encontrem na fé a força para transformar suas vidas e iluminar o caminho daqueles que sofrem, fazendo do serviço ao próximo um ato constante de amor divino.”

Concluindo sua homilia, Dom Pedro enfatizou a urgência de uma missão pautada no amor e na solidariedade, destacando que é no encontro com os necessitados que se revela o verdadeiro rosto do amor de Deus:

“Que a missão de servir seja sempre alicerçada na compaixão e na fraternidade, pois é no encontro com o pobre e o necessitado que se manifesta o verdadeiro rosto do amor de Deus. Que este ministério se fortaleça a cada dia e se transforme em testemunho vivo do Reino dos Céus.” (leia a homilia completa, clicando aqui)

  Após a homilia, toda a assembleia entoou a Ladainha de Todos os Santos. Dom Pedro realizou a imposição das mãos sobre os eleitos e proferiu a oração consecratória, conferindo-lhes o diaconato. Em seguida, foram impostos os símbolos do ministério: a dalmática e a estola, entregues pela família e impostas pelo Padre Odair Ângelo Agostin, e o Livro dos Evangelhos, recebido das mãos do bispo com um afetuoso abraço, selando a inclusão de Marco Ernandez ao clero diocesano. Antes da bênção final, Dom Pedro anunciou que o novo diácono passará a servir na Paróquia Senhor Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema.

O Neodiácono Permanente Marco Ernandez, que escolheu como lema de ordenação “Bem-aventurados os que tem um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5,3), expressou seus agradecimentos afirmando:

“Com muita emoção e alegria no meu coração, agradeço primeiramente a Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de todas as coisas, que me preparou ao longo dos anos para exercer este ministério com fé, alegria e comprometimento. Sou profundamente grato ao Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano, que me confiou este chamado com amor, e a todo o clero que me acompanhou com orações e orientações durante minha formação; agradeço também a minha esposa e filhas, aos meus pais, à minha madrinha e à minha família, cuja presença e apoio foram fundamentais nesta caminhada de fé.”

Veja o álbum completo das fotos, clicando aqui.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André

Fé e esperança marcam a Peregrinação dos Enfermos e Idosos na Basílica Menor