A Sua Santidade, o Papa Francisco, através da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio (cf. “Vos Estis Lux Mundi”, 07/05/2019), determinou regras que estabelecem novos mecanismos para a tutela dos menores e pessoas em situação de vulnerabilidade;
A Diocese de Santo André, em espírito de obediência e em Comunhão com a Cátedra de São Pedro e com todo o Colégio Episcopal, acolheu as determinações do Romano Pontífice e assim constituiu a Comissão Diocesana Para a Tutela Dos Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, através do decreto de 28 de dezembro de 2019.
O Presidente desta comissão é o Bispo Diocesano. Nesta tarefa o Presidente é coadjuvado pelo Coordenador da Comissão e os demais membros da mesma, responsáveis por receber denúncias e outras informações sobre possíveis abusos sexuais cometidos por clérigos (padres e diáconos), professos na vida consagrada e também leigos (as) que atuam nas pastorais da Igreja, reportando ao Bispo, através de relatório, o andamento de todas as atividades. Os membros da Comissão, por suas competências nas diferentes áreas, auxiliarão assim o Presidente no desempenho de suas funções.
A Comissão realiza o atendimento na Cúria, de terças e quintas-feiras das 14h às 16h, tendo como membros, a saber:
Dom Pedro Carlos Cipollini (Presidente);
Pe. Cícero Soares da Silva Neto (Coordenador);
Frei Carlos Alberto de Queiroz OFM Conv.;
Diác. Guido Evaristo Roggi;
Dra. Thais Cristina Araújo de Souza;
Dra. Maria Isabel de Lima;
Sra. Rosa Maria Lino Caminoto.