Na noite do dia 22 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá, a comunidade se reuniu para celebrar com alegria os 25 anos de ordenação do Padre José Cassiano Aparecido. Com a presença de padres amigos, seminaristas e fiéis demonstraram profundo carinho pelo sacerdote, que ao longo do tempo vem dedicando sua vida ao serviço do Povo de Deus. O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a celebração da Santa Missa.
Em sua homilia trouxe sobre a peternidade de Deus:
“Caros irmãos e irmãs, a liturgia de hoje é iluminada pelo pensamento da paternidade de Deus. Jesus mesmo afirma no Evangelho que o apóstolo Pedro falou por inspiração do Pai, e é do Pai do céu que vem tudo de bom, em particular a vida eterna que Jesus nos comunica com sua paixão, morte e ressurreição. Somente quem se compromete de verdade com Ele, a partir de um encontro pessoal, saberá dizer quem Ele é e segui-lo com sinceridade. Reconhecer Jesus como Deus e homem verdadeiro é o centro da fé, e só apoiado nesta fé o discípulo vencerá os obstáculos.”
Dom Pedro ressaltou sobre o ministério presbiteral do Padre Cassiano:
“Quero neste momento parabenizar o Padre Cassiano, que perseverou pelos vales e montanhas de sua história. Chamo a atenção para as quatro proximidades que o Papa Francisco recomenda: proximidade com Deus, que se expressa na vida de oração; proximidade com o povo, revelada no amor às comunidades; proximidade com os irmãos presbíteros, por meio do serviço na Pastoral Presbiteral; e proximidade com o Bispo, pois é através do sucessor dos apóstolos que o presbítero participa plenamente da estrutura apostólica da Igreja. Nossa Diocese se alegra com este sacerdócio que é um presente de Deus.” (leia a homilia completa, clicando aqui)
No último trecho de sua homilia, Dom Pedro ressaltou a importância de o presbítero se apresentar como testemunha do amor de Cristo, sempre pronto a conduzir o rebanho com zelo e abnegação. Lembrou que, mesmo diante das adversidades, o que sustenta um ministro é a confiança naquele que é verdadeiro Messias. E reforçou que a resposta do discípulo ao chamado divino se manifesta na caridade e na comunhão com toda a Igreja, edificando a fé no testemunho diário.
Ao final, o Padre Cassiano agradeceu a todos que caminharam ao seu lado ao longo destas duas décadas e meia de sacerdócio. Reconheceu que cada conquista vivida no ministério tem origem no amor de Deus e no apoio daqueles que acreditam no valor de uma Igreja unida e cheia de esperança. Com singeleza, pediu que a comunidade permaneça firme na partilha e na fraternidade, pois, assim, continuará irradiando a luz de Cristo e mantendo viva a alegria que marcou essa celebração de jubileu.


