Diocese de Santo André

Unidade, escuta e missão: Formação dos Conselhos Forâneos de Pastoral percorre as dez foranias da Diocese

Entre os dias 11 e 13 de março, a Diocese de Santo André viveu mais um importante passo no caminho de escuta e discernimento rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral. Membros dos Conselhos Forâneos de Pastoral (CFPs) reuniram-se em todas as dez foranias, para a formação da segunda etapa do processo iniciado em fevereiro.

O encontro iniciou com a proclamação do Evangelho e a oração do Angelus, guiando os participantes a contemplarem o olhar compassivo de Jesus, que viu a multidão como ovelhas sem pastor e os convidou: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37). A partir dessa Palavra, a reflexão se abriu para a missão dos conselheiros forâneos: alimentar o povo com a luz da esperança, da escuta e da presença comprometida.

A programação formativa incluiu uma análise atualizada da realidade social, econômica e religiosa do Grande ABC, revelando os desafios concretos da evangelização em nossas cidades. Com dados que apontam, por exemplo, a grande responsabilidade pastoral das paróquias e a necessidade de fortalecer a corresponsabilidade entre clero e leigos, a formação ajudou os membros dos CFPs a perceberem com maior nitidez os contornos do campo que o Senhor os envia a semear.

Outro momento foi o resgate do 8º Plano Diocesano de Pastoral e seus itinerários. À luz das vivências e aprendizados anteriores, os conselheiros refletiram sobre os passos que já foram dados e a importância de renovar com criatividade e fidelidade os caminhos da evangelização.

As respostas colhidas nas pesquisas realizadas com os fiéis durante as missas do dia 23 de fevereiro também foram apresentadas. A formação foi concluída com um momento celebrativo de envio, em que os participantes, reunidos em torno do Círio Pascal, receberam a missão de animar suas comunidades no processo de escuta, discernimento e planejamento que dará forma ao 9º Plano.

Próxima etapa: avaliação paroquial

Agora, a próxima etapa será o preenchimento da avaliação do 8º Plano Diocesano de Pastoral pelos agentes de pastoral. Cada paróquia ficará responsável por compilar essas informações, que serão fundamentais para a realização das Assembleias Paroquiais. Esses encontros trarão à luz as experiências, desafios e esperanças das comunidades, contribuindo com riqueza e profundidade para a construção do novo plano.

Compartilhe:

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração