Diocese de Santo André

Com espírito de amizade e serviço, Padre Alex assume nova missão pastoral

No sábado, 14 de junho, dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Vila Luzita, acolheu com fé e gratidão o novo pároco, Padre Alex Sandro Camilo. A missa de posse foi presidida pelo Padre Cícero Soares da Silva Neto, vigário forâneo da Forania Santo André Leste, delegado designado pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A leitura da nomeação foi feita pelo Diácono Celso Sais.

A celebração seguiu o rito completo da posse canônica: após a saudação inicial, foi proclamado o decreto de nomeação. Em seguida, o novo pároco professou publicamente a fé da Igreja, conforme prescreve a disciplina canônica, assumindo assim o compromisso de conservar íntegra a doutrina e viver em comunhão com os pastores e os fiéis. Após a Liturgia da Palavra, recebeu o Livro dos Evangelhos — sinal de sua missão de anunciar, viver e ensinar a Palavra com fidelidade.

Na homilia, Padre Cícero recordou com carinho a amizade construída com Padre Alex desde os tempos de seminário. Ao longo dos anos, compartilharam momentos marcantes na formação, no serviço e na caminhada pastoral. Referindo-se ao mistério da Trindade, afirmou que o sacerdote é chamado a viver a comunhão no amor, como reflexo do próprio Deus. “Somos tirados do povo para servir o povo”, disse, destacando que, assim como o Espírito Santo conduz à missão, o padre é instrumento da graça de Deus para o seu povo.

A assembleia acompanhou a renovação das promessas sacerdotais, e a entrega dos símbolos que representam o serviço pastoral: a chave da igreja, a chave do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Cada um deles manifestando a missão do sacerdote como pastor que cuida do templo, da Eucaristia, da iniciação à fé e do sacramento da reconciliação. Diante do delegado enviado pelo bispo, fez o juramento de fidelidade.

A comunidade paroquial preparou palavras afetuosas de acolhimento. Recordou-se a história da paróquia, desde os encontros de oração em família nos anos 1940 até a recente celebração dos 70 anos de elevação canônica, comemorada em março deste ano. Com gratidão, o povo expressou a alegria por receber o novo pároco: “Recebemos de braços abertos uma esperança renovada de que, sob sua orientação, continuaremos a crescer na fé, na caridade e na união”, declarou a representante da comunidade, em nome de todos os fiéis.

O novo pároco dirigiu palavras emocionadas de gratidão à assembleia. Relembrou sua trajetória nas comunidades por onde passou e a presença significativa da sua família, especialmente da mãe e das irmãs, nesse novo capítulo de sua vida sacerdotal, recordou o pai, falecido há nove meses, nascido justamente no dia de Nossa Senhora das Graças.

Ao se dirigir à nova paróquia, assumiu com serenidade e alegria o desejo de ser mais do que pároco: ser amigo. Inspirado em seu lema diaconal – “Já não vos chamo servos, mas amigos” –, afirmou que o mundo precisa de afeto, carinho e cuidado. “Quero ser amigo de cada um de vocês. Claro que, quando for preciso exercer a função de padre com firmeza, assim farei. Mas desejo acima de tudo caminhar com vocês, rir com vocês, viver com vocês”, declarou.

Afirmou ainda que deseja que a paróquia seja espaço de felicidade, de partilha e de testemunho. “Se for para vir à igreja e não ser feliz, fique em casa. Mas se for para vir e ser esperança, venha!”, disse com leveza. E concluiu dizendo que deseja viver com a comunidade um tempo de graça, de frutos e de amizade, sempre conduzido pela intercessão de Nossa Senhora das Graças.

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER