Diocese de Santo André

Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu a 46ª Assembleia Eclesial no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP)

No último final de semana, entre os dias 24 e 26 de outubro, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu a 46ª Assembleia Eclesial no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).

A iniciativa, que reuniu arcebispos, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, além de lideranças pastorais das 43 circunscrições eclesiásticas paulistas, contou ainda com a presença de coordenadores e assessores estaduais de pastorais, movimentos e serviços eclesiais. Ao todo, aproximadamente 230 pessoas participaram do encontro, cujo tema central foi “Identidade eclesial e pertença diocesana”.

Representando a Diocese de Santo André, participam nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o Vigário Episcopal para a Pastoral, Pe. Everton Gonçalves Costa, e as leigas Alessandra Sperche (CFP Rudge Ramos) e Maura Silva (CFP Diadema).

Em entrevista, o bispo auxiliar de São Paulo e secretário do Regional Sul 1, Dom Carlos Silva, OFMCap, destacou que o tema teve como objetivo auxiliar as arquidioceses e dioceses paulistas na recepção do texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, que será aprovado em 2026, pelo episcopado brasileiro, durante a Assembleia Geral da CNBB.

Para aprofundar as reflexões, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, apresentou o Instrumentum Laboris (Instrumento de Trabalho) das DGAE. Já o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, abordou o tema da pertença diocesana como forma concreta da identidade eclesial de todo fiel.

A programação da 46ª Assembleia Eclesial também incluiu momentos de espiritualidade, trabalhos em grupo, celebrações pelos 50 anos das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), além de homenagens aos Santos e Beatos paulistas e uma celebração com a Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Os participantes ainda vivenciaram uma confraternização com elementos típicos das diversas regiões do Estado de São Paulo e receberam indicações e informações pastorais para fortalecer a caminhada evangelizadora das dioceses.

“A Assembleia Eclesial foi um grande encontro de toda a Igreja presente no Estado de São Paulo”, avaliou Dom Carlos Silva, destacando que os momentos de reflexão, estudo e oração conduziram todos os presentes à responsabilidade do fiel anúncio de Jesus Cristo.

Compartilhe:

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese