Diocese de Santo André

Comissão Diocesana da CF marca presença na abertura nacional da Campanha da Fraternidade 2026

No último final de semana, nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2026. Neste ano, a Igreja no Brasil propõe como tema Fraternidade e Moradia e assume como lema Ele veio morar entre nós. A Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade da Diocese de Santo André acompanhou de perto esse início, em comunhão com as iniciativas que, durante a Quaresma, devem chegar às comunidades de todo o país.

A programação foi marcada, logo no início, pela celebração da Santa Missa presidida por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB. Em seguida, um dos gestos mais simbólicos do encontro chamou a atenção dos fiéis: a instalação da escultura Jesus sem teto no pátio da Basílica. O sinal, colocado em um dos espaços mais visitados do Santuário, procura manter viva a pergunta que atravessa a campanha deste ano, ao lembrar a realidade de tantas pessoas que vivem sem uma casa e sem condições dignas de moradia.

Além de Dom Ricardo, participaram da cerimônia Dom Jaime, Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB; Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida; Dom José Carlos Chacorowski, bispo diocesano de Caraguatatuba; o secretário executivo do Regional Sul 1, Pe. Luiz Fernando da Silva, o Padre Zezinho e outros ministros ordenados. A escultura foi abençoada por Dom Jaime, enquanto Dom Orlando realizou o gesto inaugural, confirmando a presença desse sinal permanente no coração do Santuário.

No domingo, dia 22, Dom Jaime presidiu a Eucaristia que oficializou a abertura nacional da campanha. Concelebraram Dom Ricardo, Dom José Carlos e diversos sacerdotes. A celebração contou ainda com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e da primeira-dama, Maria Lúcia Guimarães Alckmin, que acompanharam a missa junto ao povo. Na homilia, a mensagem retomou o sentido quaresmal da CF, convocando as comunidades a refletirem com seriedade sobre o direito à moradia e a reconhecerem que Cristo, que veio morar entre nós, continua sendo encontrado nos que carregam as dores da falta de casa e de proteção.

Após a missa, no subsolo da Basílica, na Sala dos Três Pescadores, aconteceu uma coletiva de imprensa com representantes da CNBB. Entre eles, o secretário executivo do Setor Campanhas, Pe. Jean Poul Hansen, e o secretário adjunto, Pe. Leandro Megeto, além da participação de Dom José Carlos. No mesmo ambiente do Santuário, foi realizada também a 1ª Romaria da Campanha da Fraternidade do Regional Sul 1, reunindo lideranças de pastorais e movimentos ligados à pauta da moradia e representantes de comunidades em situação de vulnerabilidade no Estado de São Paulo. Estiveram presentes, entre outros, Cláudio Vieira, coordenador estadual da Campanha da Fraternidade, o Pe. Luiz Fernando, o Pe. Jean e membros da presidência da CNBB.

Entre formações, partilhas e momentos de oração, os participantes reforçaram compromissos concretos com a vida do povo, especialmente dos que vivem sem teto ou em condições precárias. Um testemunho que emocionou os presentes foi o de Dona Olga Luísa Leon Quiroga, de 89 anos, integrante da Pastoral da Moradia e Favela, presença serena e firme de quem transforma fé em serviço. Também participaram Frei Marcelo Toyansk Guimarães, coordenador nacional da Pastoral da Moradia e Favela da CNBB, o assessor regional, Pe. Antônio Carlos Frizzo, e fiéis vindos de diversas localidades do Estado.

Ao reunir Igreja e povo no Santuário Nacional, a abertura da Campanha da Fraternidade recorda que a Quaresma não se limita a um tempo de palavras, mas pede conversão com consequências na vida cotidiana. A CF 2026, ao colocar a moradia no centro da reflexão, convoca comunidades e lideranças a enxergarem, com mais lucidez e responsabilidade, os rostos e histórias de quem ainda espera por dignidade, segurança e um lugar para chamar de lar.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral