No dia 14 de junho, aconteceu no audiório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, o Encontro Namorados & Noivos, com o tema “Escolhidos para viver em santidade”. A iniciativa reuniu mais de 32 casais de namorados e foi organizada pela Renovação Carismática Católica, o Ministério para as Famílias e o Ministério Jovem, em comunhão como Setor Vida e Família da diocese.
A programação teve início com acolhida e café. Em seguida, os participantes seguiram para a Catedral Nossa Senhora do Carmo, onde a Santa Missa foi presidida pelo pároco e cura da Catedral, Padre Jean Rafael Eugênio Barros.
Na homilia, Padre Jean recordou que a missão de Cristo continua por meio de todos os batizados e que a fé precisa aparecer, antes de tudo, nas relações mais próximas, onde não há como viver de aparências. Ao falar diretamente aos casais de namorados, ele apresentou o namoro como espaço de amor, doação e responsabilidade. “Namorar: a essência é o amor. E aí nós entendemos o sinal do Cristo que por amor deu a sua vida para nos salvar”, afirmou.
Depois da Missa, o encontro seguiu com momentos de oração, animação e formação. Tiago Pessone, da Forania São Bernardo Centro, conduziu o primeiro tema, “Cristo no centro do nosso amor”, convidando os casais de namorados a refletirem sobre o lugar da fé e da oração na construção do relacionamento.
Na sequência, Elaine e João Michelon, da Forania São Caetano do Sul, trabalharam o tema “Construindo um amor sobre a rocha”, a partir da imagem evangélica da casa edificada em terreno firme. A reflexão ajudou os participantes a olharem para as bases do namoro cristão, como o diálogo, o respeito, a maturidade e o compromisso.
No período da tarde, o professor Márcio Matos aprofundou o tema “Um amor que se entrega: da rocha à cruz”, abordando o amor como doação concreta, à imagem de Cristo. A reflexão trouxe aos casais de namorados a importância da renúncia, da maturidade afetiva e da responsabilidade pelo outro.
O encontro também contou com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Diácono Salustiano Júnior, oferecendo aos casais de namorados um tempo de oração e silêncio diante da Eucaristia.
Ao final do dia, Tatiane e Renato, coordenadores do Setor Vida e Família, apresentaram o Itinerário para Namorados, material da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB. O subsídio propõe um caminho de acompanhamento para casais de namorados que desejam amadurecer o discernimento vocacional à luz da fé.
O material aborda temas próximos da realidade dos casais de namorados, como comunicação, dependência afetiva, sexualidade, projeto de vida, oração e santidade no relacionamento. A proposta é auxiliar as paróquias a acompanharem melhor os namorados, não apenas como preparação distante para o Matrimônio, mas como um processo de escuta, formação e amadurecimento do amor.
Os casais de namorados e noivos que desejarem conhecer o Itinerário para Namorados, participar dos encontros ou viver esse caminho em sua comunidade podem procurar a Pastoral Familiar de sua paróquia. As paróquias interessadas em implantar a proposta também podem buscar apoio junto à Pastoral Familiar diocesana.










